Coimbra

Cáritas de Coimbra procura voluntários para interagir com cidadãos mais velhos

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 19-06-2023

A Cáritas Diocesana de Coimbra pretende desafiar 83 voluntários para participar no piloto do Projeto Pharaon com o objetivo de interagir com mais de 210 adultos mais velhos, em formato presencial ou remoto. 

PUBLICIDADE

Reconhecendo o crescente processo de envelhecimento da população, a Cáritas de Coimbra procura melhorar a qualidade de vida, independência e saúde geral dos adultos mais velhos. Com o intuito de contribuir para este objetivo, está a ser implementado o projeto Pharaon, que visa promover o envelhecimento ativo e saudável através da integração de serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas. O projeto é baseado numa abordagem centrada no utilizador, procurando garantir a máxima usabilidade e aceitação por parte das pessoas mais velhas.  

Existem duas formas possíveis de voluntariado – presencial e remota: Na vertente presencial os voluntários são desafiados a dinamizar atividades com objetivo de promover aprendizagens nos adultos mais velhos como a criação de novas memórias, estimulação cognitiva ou o combate à solidão e isolamento. O voluntário poderá propor a temática para a atividade e, em seguida, executa-a num dos centros da Cáritas de Coimbra (a combinar). Podem ser realizadas entre 1 a 5 sessões, por voluntário, entre julho de 2023 a março de 2024.

PUBLICIDADE

Na versão remota, o voluntário deverá apoiar os adultos mais velhos na dinamização de uma rede social segura, criada no âmbito do projeto Pharaon. O objetivo será criar páginas com assuntos de interesse para o público-alvo e periodicamente poderá fazer publicações, colocar “gostos” enviar mensagens e impulsionar a comunidade de adultos mais velhos a utilizarem a rede social. Pretende-se que os voluntários estejam disponíveis entre 1 a 4 horas por mês, também entre julho de 2023 e março de 2024.

A Cáritas de Coimbra lança o convite a todos os interessados em participar nesta iniciativa, estando disponível para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. As inscrições podem ser realizadas aqui.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas aqui (inglês) ou em português. Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE