Exposições

Cáritas de Coimbra expõe fotografias de Varela Pècurto

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-10-2022

A Biblioteca do Centro Comunitário de Inserção, equipamento social da Cáritas Diocesana de Coimbra, inaugura na segunda-feira, 10 de outubro, uma exposição fotográfica da autoria de Varela Pècurto.

PUBLICIDADE

Eduardo Francisco Varela Pècurto, nascido em 1925 no Alentejo, iniciou cedo na arte da fotografia. Foi ainda jovem que veio para Coimbra, dirigindo a secção fotográfica da Livraria Atlântida e depois a Hilda como sócio-gerente, até à sua reforma. Foi também foto-repórter e operador correspondente da RTP – Rádio Televisão Portuguesa na região centro durante um quarto de século. Participou em inúmeros concursos de fotografia nacionais e internacionais. Em 1954, por decisão do Congresso de Barcelona da Federação Internacional d’Arte Fotográfica (FIAP), foi distinguido com o prémio Excellence. Em 2005, a Câmara Municipal de Coimbra atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural. Varela Pècurto está presente no Museu Nacional de Arte Contemporânea com várias obras suas.

 A exposição na Biblioteca do CCI conta com várias obras do artista, podendo ser visitada por toda a comunidade. A inauguração realiza-se no dia 10 de outubro, pelas 16h00, no então edifício 106 da Rua Direita, na Baixa de Coimbra. A mostra está patente até dia 14 de outubro, das 14h00 às 18h00.

PUBLICIDADE

 A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu convite à comunidade para visitar Biblioteca do CCI e percorrer a Exposição Fotográfica de Varela Pècurto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE