Coimbra

Cáritas Coimbra realizou formação de curta duração com colaboradores

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-07-2020

Cáritas Coimbra realizou formação de curta duração com colaboradores no âmbito do projeto AVIK.

PUBLICIDADE

Foram muitas as limitações impostas ao projeto AVIK devido à pandemia da COVID-19. A formação de curta duração para colaboradores iria decorrer em maio, mês em que a Cáritas de Coimbra iria receber os parceiros do consórcio na sua cidade para partilharem presencialmente mais uma fase do projeto.

PUBLICIDADE

A Cáritas de Coimbra iria nessa semana promover uma formação para transmitir as três boas práticas do projeto aos seus colaboradores, para que as pudessem implementar nos seus equipamentos e acolher da melhor forma refugiados, migrantes e pessoas de outras etnias.

Na impossibilidade de realizar esta formação antes, a Cáritas de Coimbra reuniu duas colaboradoras da área da Sociologia e do Serviço Social para receberem este conhecimento e materiais sobre as boas práticas: “New Start”; “Dinner Club” e “Diversonopoly”, que se pretende que reproduzam com um uso educacional, de forma a instruírem o seu público alvo.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi feita uma apresentação do “New Start”, um manual que visa o desenvolvimento de educadores e formadores de adultos, fornecendo diretrizes, técnicas e materiais de formação necessários aos refugiados e migrantes para uma integração ideal na sociedade da Europa. Ao usar este manual, em contexto de sala de aula ou em pequenas reuniões, os participantes podem ter uma melhor compreensão da cultura e valores europeus, dos seus direitos e deveres e obtenham informações para facilitar a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. As colaboradoras da Cáritas de Coimbra garantiram que este será um material muito importante e imprescindível para partilharem com utentes das respostas sociais da instituição.

Na impossibilidade de jogar o “Diversonopoly” com pessoas socialmente excluídas, foi feita uma demonstração do jogo com as colaboradoras da Cáritas de Coimbra. O “Diversonopoly” é um jogo de tabuleiro que promove a consciencialização e a comunicação intercultural e o entendimento mútuo entre pessoas de origem migrante (imigrantes, refugiados e pessoas que solicitam asilo) e os locais do “país anfitrião”. De forma divertida e criativa, facilita-se o processo de ensino dos migrantes na língua do país anfitrião, e até de uma outra língua estrangeira, aproximando as culturas entre os diferentes países. A Cáritas de Coimbra irá distribuir os tabuleiros e cartas que compõem o jogo que será posto em prática assim que possível.

Terminou a formação com o “Dinner Club”, um conceito em que os migrantes ou pessoas de etnias diferentes, cozinham para outros migrantes e moradores locais, sendo que também os locais podem cozinhar. Os recursos líquidos (com base em doações) são usados para uma iniciativa social (por exemplo, sapatos para crianças refugiadas na região). A mergulhar num mundo culinário estrangeiro, promove-se o intercâmbio intercultural entre convidados e cozinheiros (refugiados, requerentes de asilo e pessoas em condições de vida precárias), aprendendo-se de maneira informal, por exemplo, idiomas, culturas e gastronomias.

Todas as iniciativas do AVIK, projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, tiveram muito boa aceitação e um desejo manifestado pelas colaboradoras da Cáritas de Coimbra para partilhar com as equipas, utentes e pôr os conceitos em prática.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE