Coimbra

Cáritas Coimbra lança campanha de recolha de livros para criação de Biblioteca Comunitária

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-07-2020

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção, tem um novo projeto: criar nas suas instalações uma biblioteca totalmente aberta à comunidade.

PUBLICIDADE

Para que esta biblioteca comunitária seja uma realidade, a Cáritas Coimbra lança uma campanha de recolha de livros, novos ou usados, independentemente do género literário (exceto livros escolares).

PUBLICIDADE

publicidade

A Biblioteca Comunitária da Baixa de Coimbra ambiciona ser um espaço cultural, democrático e informativo, tendo como destinatária a comunidade local.

O Centro Comunitário de Inserção é já um equipamento com grande expressão na Baixa de Coimbra e pretende agora com este espaço facilitar o acesso da comunidade ao conhecimento e a democratização da informação, emprestando livros não só aos seus utentes como a toda a comunidade, que os pode consultar nas suas instalações. Tem também como objetivo viabilizar processos educativos de formação de leitores, de modo a promover a cidadania, aumento da autoestima e a integração social das pessoas na comunidade.

PUBLICIDADE

Futuramente, pretende-se promover atividades de animação e divulgação cultural destinadas aos diferentes públicos da comunidade envolvente e proporcionar condições para a reflexão, debate, crítica e o convívio. Ambiciona-se despertar a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a compreensão da sociedade, conduzindo a uma comunidade mais livre e esclarecida.

Serão então dinamizados através da nova biblioteca “horas do conto”, clubes de leitura, tertúlias, comemoração de efemérides,  consulta e requisição de livros. Também o Grupo de Teatro do Centro Comunitário de Inserção irá materializar o Projeto “Contadores de Histórias” que levarão performances teatrais a espaços que as queiram receber.

Os interessados em participar nesta campanha poderão depositar os seus livros na Rua Direita, n.º 101, das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira. 

A Cáritas de Coimbra solicita a colaboração de toda a comunidade para a angariação de um grande número de livros possibilitem a construção desta Biblioteca Comunitária na Baixa de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE