Exposições

Caricaturas de José Saramago na Biblioteca de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-03-2022

Encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, até ao final do mês de março, a exposição “Caricaturas de José Saramago”.

PUBLICIDADE

São 40 caricaturas do escritor feitas por artistas de diferentes países. A mostra evoca o Prémio Nobel da Literatura através do lápis do humor, associando o poder da literatura ao poder do riso.

Às caricaturas elaboradas por artistas nacionais como João Emanuel Cruz Santos B., Vasco Gargalo, António Santos, Álvaro dos Santos, Romeu Cruz, Pedro Afonso Silva e Gonçalo Pedro, juntam-se trabalhos oriundos de caricaturistas de diversos países como a Croácia, Indonésia, Argentina, Polónia, Ucrânia, Alemanha, Egito, entre outros.

PUBLICIDADE

Pode ser visitada no espaço da Biblioteca Municipal da cidade, até 31 de março, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 9H às 19H; sábado das 9h30 às 17h.

“Caricaturas de José Saramago” é promovida no âmbito das comemorações do centenário do nascimento deste reconhecido escritor português, que é, de resto, figura central de várias atividades que têm vindo a ser dinamizadas pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Hospital. 

PUBLICIDADE

publicidade

A título de exemplo, neste mês, o seu livro “A maior flor do mundo” é a escolha para a leitura acompanhada com projeção do filme dirigida ao público do 1.º CEB sendo que os alunos do 2.º e 3.º CEB podem assistir ao documentário e exposição sobre o autor. Já no âmbito da rubrica “Saber + na Biblioteca” é exibido o documentário da RTP “José Saramago – Levantado do Chão”, disponível ao longo do mês no âmbito da comemoração do Dia do Livro Português que se assinala a 26 de março.

Refira-se que também na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira pode ser visitada, até ao final de março, a exposição “José Saramago, o Nobel Português”. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE