Coimbra

Cardiologista do Hospital da Luz aplicou técnica diferenciada

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-11-2019

Marco Costa, cardiologista de intervenção no Hospital da Luz Coimbra, foi mais uma vez convidado por dar apoio, como especialista internacional na técnica de encerramento de Apêndice Auricular esquerdo (LAAO) guiada por Ecografia intracardíaca (Intra Cardiac Ecocardiography – ICE), em vários países da Ásia.

PUBLICIDADE

Para realizar esta técnica, o cardiologista esteve em cinco hospitais, em Singapura, Tailândia e na Malásia, onde, conta, “tive a oportunidade de ajudar vários colegas a iniciar a sua experiência nesta técnica mais diferenciada de Intervenção estrutural”.

Em Kuala Lumpur, na Malásia, três dos cinco doentes intervencionados já tinham tentado anteriormente com outro dispositivo e com outra técnica de implante, mas sem sucesso. “Este é um procedimento de grande complexidade, onde é fundamental a experiência prévia dos operadores, para aumentar a taxa de sucesso e evitar as complicações que podem ser fatais para o doente” explicou o cardiologista.

PUBLICIDADE

Marco Costa é proctor (especialista numa técnica especifica de Cardiologia de Intervenção) em várias técnicas e tem feito a formação de vários especialistas europeus, quer em cursos práticos internacionais, quer localmente em vários centros europeus, Austrália e agora na Ásia.

Marco Costa realiza também estas intervenções estruturais guiadas por ecografia intracardíaca no Hospital da Luz Coimbra, que tem feito importantes investimentos na área da intervenção cardiovascular. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE