Primeira Página
Cardiologia da ULS de Coimbra realizou o 500º implante inovador de pacemaker. Fantástico!

A nível europeu, a ULS de Coimbra destaca-se como um dos centros com maior experiência nesta técnica, contribuindo também para a formação de outros profissionais nesta área.
O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra atingiu um marco significativo ao realizar o 500º implante de pacemaker na área do ramo esquerdo. Este procedimento inovador, iniciado em 2017 na China e rapidamente adotado nos EUA, tem vindo a ganhar popularidade em vários hospitais do mundo.
“O principal objetivo deste procedimento é reduzir a disfunção cardíaca relacionada com a dissincronia interventricular, uma condição frequentemente causada pelos métodos tradicionais de estimulação”, explica Lino Gonçalves, Diretor do Serviço de Cardiologia da ULS de Coimbra, acrescentando que “durante o procedimento, um elétrodo ventricular é implantado na região do ramo esquerdo, ao longo da margem esquerda do septo interventricular profundo. Esta técnica avançada previne a maioria dos casos de insuficiência cardíaca decorrentes da estimulação artificial do coração, que anteriormente afetava até 15% dos pacientes após o implante de um pacemaker tradicional”.
PUBLICIDADE
Esta modalidade de estimulação é capaz de capturar diretamente as fibras elétricas do sistema de condução natural dos pacientes, preservando a condução rápida do estímulo elétrico e promovendo a manutenção da sincronia cardíaca normal. “Além disso, é eficaz no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca causada por dissincronia mecânica, corrigindo o atraso na condução elétrica de um ou ambos os ventrículos”, destaca o especialista.
O setor de Pacing e Eletrofisiologia da ULS de Coimbra começou a utilizar esta técnica no início de 2023, adotando-a, rapidamente, como o procedimento padrão para o implante de pacemaker no centro, uma vez que a evidência científica mais recente demonstra a sua superioridade, em comparação com outras modalidades de estimulação. A nível europeu, a ULS de Coimbra destaca-se como um dos centros com
maior experiência nesta técnica, contribuindo também para a formação de outros profissionais nesta área.
“O caminho que o setor de Pacing e Eletrofisiologia da ULS de Coimbra tem vindo a fazer tem sido marcante na Intervenção Cardiovascular em Portugal e é mais uma evidência da capacidade de inovação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Coimbra, da excelência da nossa equipa e um exemplo da aplicação prática da nossa missão de prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas”, destaca o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, acrescentando: “o nosso Serviço de Cardiologia é, há muitos anos, mais um excelente exemplo da excelência única do SNS. A equipa responsável por esta área – em que, mais uma vez, Coimbra está na linha da frente – está de parabéns pelo trabalho distintivo que tem feito”, conclui o responsável.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE