Crimes

Cardeal francês confessa que abusou de adolescente há 35 anos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 07-11-2022

O cardeal Jean-Pierre Ricard, um dos mais altos clérigos da Igreja Católica em França, confessou hoje que abusou sexualmente de uma adolescente de 14 anos na década de 1980.

PUBLICIDADE

“Há 35 anos, quando era padre, comportei-me de forma condenável com uma jovem de 14 anos”, disse Ricard num comunicado.

O anúncio do cardeal surge depois de um relatório ter revelado um grande número de casos de abuso sexual infantil na Igreja Católica Francesa.

PUBLICIDADE

“O meu comportamento provocou danos sérios e duradouros nessa pessoa”, referiu.

Ricard, de 78 anos, foi arcebispo de Bordéus, no sudoeste de França, até se reformar em 2019 para servir na sua diocese natal de Dignes-les-Bains (sul). Nos anos de 1980, foi sacerdote na arquidiocese de Marselha.

PUBLICIDADE

publicidade

O cardeal disse que conversou com a vítima e pediu desculpa, mas sem especificar quando.

No texto hoje divulgado, Ricard afirmou ainda que estava também a pedir desculpa a todos aqueles que magoou.

No entanto, Ricard salientou que decidiu “não ficar mais calado sobre a [sua] situação”, mostrando-se disponível para colaborar com a justiça francesa e com as autoridades eclesiásticas.

Onze bispos ou ex-bispos foram indiciados pela justiça civil francesa ou pela justiça da Igreja por abusos sexuais, anunciou hoje o presidente da Conferência dos Bispos da França (CEF), Eric de Moulins-Beaufort, numa conferência de imprensa em Lourdes, região do sudoeste de França que alberga um importante local de peregrinação católica.

Os 120 membros da CEF estão reunidos desde quinta-feira em Lourdes para a sua assembleia plenária de outono.

O objetivo é, entre outras coisas, desenvolver “propostas concretas” para melhorar a comunicação e transparência das medidas canónicas tomadas contra clérigos envolvidos em casos de abusos sexuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE