Política

Caravana da Iniciativa Liberal vai passar por Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 30-04-2025

 A IL vai fazer campanha em 10 dos 18 distritos de Portugal continental, com particular foco em Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro, os cinco maiores círculos eleitorais, com duas a três iniciativas por dia.

De acordo com o plano de campanha divulgado hoje pelo partido, a IL vai dedicar-se com particular enfoque aos distritos onde conseguiu eleger deputados nas últimas eleições legislativas – Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro – e onde, simultaneamente, estão mais mandatos em disputa nas eleições de 18 de maio.

Em 12 dos 13 dias de período oficial de campanha, a IL irá ter ações de campanha em pelo menos um desses círculos eleitorais, com especial foco em Lisboa e no Porto. Fora estes distritos, a caravana da IL irá também passar por Leiria, Coimbra, Faro, Castelo Branco e Viseu.

PUBLICIDADE

Com duas a três ações por dia, a campanha vai ser marcada por eventos, comícios, algumas ações rua e contactos com jovens à noite e, segundo um comunicado do partido, será focada “nas ideias e propostas que podem trazer prosperidade para os portugueses: crescimento económico, acesso à saúde, habitação, modernização do Estado e recuperar a confiança nas instituições”.

A campanha do partido começa já este sábado – um dia antes do arranque do período oficial – com um evento no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, em que Rui Rocha e os ex-líderes do partido João Cotrim Figueiredo e Carlos Guimarães Pinto vão apresentar e debater o programa eleitoral do partido.

Depois, a caravana da IL ruma a Setúbal, onde estará no domingo, antes de, na segunda-feira, ter “dois grandes momentos” de campanha em Lisboa, com uma ação de rua e um “jantar comício, para mostrar a força e energia” do partido.

A primeira semana de campanha vai ser dedicada à margem norte do Rio Tejo, com paragens em Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Braga, Porto e Coimbra, com regresso marcado a Lisboa no fim de semana, onde, no domingo, voltará a haver “um grande evento”.

A IL começará a segunda semana de campanha no sul, em Faro, subindo progressivamente para norte, com ações e visitas em Setúbal, Lisboa, Leiria e Porto, antes de ‘fechar’ a campanha, no dia 16 de maio, com um jantar comício em Braga, terra natal de Rui Rocha.

No comunicado, a IL considera que “as eleições de 18 de maio podem efetivamente dar um novo rumo e esperança ao país”.

“A IL tem como missão e desígnio: libertar o país da estagnação e liderar uma transformação real no país, rumo a um futuro de liberdade, prosperidade e confiança. Portugal não precisa de mais promessas, precisa de ambição, exigência, trabalho e resultados”, lê-se.

Nas últimas eleições legislativas, a IL obteve o seu melhor resultado até ao momento: quase 320 mil votos, mantendo os oito deputados que já tinha conseguido eleger em 2022.

Para estas eleições, o líder do partido, Rui Rocha, já assumiu o objetivo de aumentar a votação – sem, contudo, querer estabelecer qualquer meta fixa -, e disse estar disponível para “soluções de governabilidade para o país”, ou seja, acordos pós-eleitorais com a AD.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE