Região

Capril da Serra em Vila Nova de Poiares é um “projeto para ser replicado” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-08-2022

O Capril da Serra, instalado na Serra do Bidoeiro, em Vila Nova de Poiares, no âmbito da criação de um rebanho de cabras sapadoras, promovida pela Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares, foi, esta quinta-feira, inaugurado. Numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

PUBLICIDADE

João Paulo Catarino realçou que “o Governo acarinha e incentiva este projeto, frisando que gostaria de o ver replicado”.

O governante ficou satisfeito com o que viu no terreno e salienta que é o início de um projeto piloto, que começa da forma certa, para depois, se possível,  ser aumentado na sua dimensão”.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que a infraestrutura e o rebanho de cabras sapadoras já estão há algum tempo a funcionar, contando com cerca de 70 cabeças.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, defendeu uma maior atenção e recursos por parte do Governo ao projeto das cabras sapadoras, salientando que “é necessário criar verdadeiros incentivos” para o programa, porque a Autarquia “tem feito um investimento muito grande para conseguir apoiar a implementação deste projeto no terreno”.

PUBLICIDADE

Para a sustentabilidade do projeto, está previsto rentabilizar todos os subprodutos, tais como a carne de cabrito, de cabra e o leite.

A curto prazo, a autarquia gostaria de encontrar um parceiro privado para avançar com uma queijaria no concelho para um aproveitamento local do leite não apenas daquele rebanho, mas também de outros pequenos produtos do concelho.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE