Desporto

“Capital dos desportos de praia” vai vibrar com a Hugo Almeida Futevólei CUP (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-06-2021

A Hugo Almeida Futevólei CUP  foi apresentada hoje no Centro de Artes e Espectáculos, na Figueira da Foz. A 9.ª edição prova decorre nos dias 24, 26 e 27 de junho, na Praia de Buarcos.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, da Vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, de Hugo Almeida e dois elementos da organização da prova, João Alves e Ruca.

O torneio arranca no dia 24 de junho, quinta-feira, às 9:00 com 20 duplas locais que vão competir no primeiro dia do evento que terminará às 19:00. Um limite máximo de 20 duplas que deixou algumas duplas da terra fora do evento, pois o número de duplas inscritas superou o que a organização previa, refere Ruca da organização da Hugo Almeida Futevólei CUP.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

No primeiro dia de competição vão ser apuradas quatro duplas locais, as primeiras quatro classificadas, que passam à fase de competição nacional.

Assim no sábado e domingo, dia 26 e 27 de junho, decorre a competição nacional onde as quatro duplas locais se juntam a 20 duplas nacionais que compõem o ranking nacional facultado pela Federação Nacional de Futevólei. A competição do fim-de-semana é assim composta por 24 duplas.

No sábado decorre a fase de grupos e os oitavos de final, onde competem seis grupos de quatro duplas cada um, e onde se apuram as duas primeiras duplas e as quatro melhor terceiras duplas. No domingo decorrem os quartos de final, meia final, terceiro e quarto classificados e a final.

A final da Hugo Almeida Futevólei CUP está marcada para domingo, 27 de junho, pelas 17:30.

A ordem de competição é feita de acordo com o ranking disponibilizado. No fim-de-semana de competição nacional estarão presentes duplas de norte a sul do país e da Madeira.

Carlos Monteiro referiu que é com “muito gosto” que a autarquia patrocina o evento e recordou o trabalho que foi feito no concelho, no que aos desportos de praia diz respeito, por Rui Loureiro que organiza o Rugby de Praia desde 2010, e Pedro Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que trouxe futebol de volta para a Figueira e para Buarcos, e pelo Hugo Almeida, com este Torneio de Futevólei, em concreto.

O autarca lembrou ainda o papel de João Ataíde que, “numa altura em que não tínhamos condições, não havia dinheiro, não tínhamos nada”, estimulou o Rugby e o arranque destes grandes eventos de praia, criando uma marca distintiva para a cidade, a FigueiraBeachSportsCity.

“Hoje, tenho o gosto de ouvir que a Figueira é a capital dos desportos de praia”, disse Carlos Monteiro, antes enfatizar que “temos condições naturais para isso e vontade que assim seja”.

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz esclarece que o evento “vai manter sempre a limitação do público e cumprir as normas da Direção-Geral de Saúde. Queremos ter o equilíbrio entre a atividade desportiva mas sem colocar em causa as normas de segurança”, rematou.

O público vai ser distribuído nas bancadas de forma a garantir que não existem aglomerados de pessoas, garante a organização.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apoiou a Hugo Almeida Futevólei CUP com 6.000€ e também com apoio logístico e isenção de algumas taxas, apoio financeiro igual ao que foi atribuído em 2017 quando decorreu o mesmo torneiro nacional, afirma Carlos Monteiro.

Hugo Almeida, presidente da Associação Desportiva de Buarcos, relembra a origem do torneio no período em que durante as suas férias voltava à cidade onde cresceu, Figueira da Foz, e organizava torneios na praia com os amigos.

Hugo Almeida acrescenta que o objetivo continua a ser receber o mundial da competição no areal da Praia de Buarcos, que não foi possível este ano devido à pandemia.

Mafalda Azenha sublinhou a capacidade da Figueira da Foz, quer seja pelas suas condições naturais, pela “nossa capacidade de receber grandes eventos” ou pelas sinergias criadas entre o município e entidades locais, nacionais e estrangeiras, ter granjeado a máxima de capital dos desportos de praia.

“É sinal de que o investimento está a dar resultado, todos juntos estamos a conseguir promover esta marca e o evento do Hugo faz parte também deste conjunto de ações que realizamos como cidade, como um todo”, referiu a vereadora.

Hugo Almeida manifestou-se satisfeito por ter o apoio do município, agradeceu a Carlos Monteiro o facto de “acreditar em nós” e continuar a apoiar o projeto, e deixou uma palavra de apreço a João Ataíde, que fez com que o torneio “fizesse parte dos planos da Figueira e do Figueira Beach Sports City”.

Veja aqui o direto NDC da apresentação da Hugo Almeida Futevólei CUP

 

Veja aqui o direto NDC com Carlos Monteiro e Hugo Almeida