Vamos

“Cantanhede Young People Summer 2023″ conquista Orçamento Participativo

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 06-08-2023

“Cantanhede Young People Summer 2023” é a designação do projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Cantanhede e estará no terreno entre os dias 29 e 31 de agosto.

PUBLICIDADE

Proposto por quatro jovens estudantes do Município – Tiago Vinagreiro, Carlos Lima, João Nuno e Tiago Reis -, o projeto tem como objetivo dinamizar, desenvolver e potenciar o concelho de Cantanhede em áreas temáticas como o Turismo, Cultura e Desporto, contando para tal como diversas atividades – desportivas, recreativas e culturais – em três locais distintos do concelho.

Em sessão de apresentação realizada nos Paços do Concelho, na qual marcaram presença a presidente e o vice-presidente da autarquia, assim como os membros da comissão de análise dos projetos, os quatro jovens deram conta do que os motivou a participar no OP Jovem de Cantanhede, desde logo a oportunidade de participação na vida pública.

PUBLICIDADE

Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esta primeira edição do OP é o culminar de um desejo do executivo e, por certo, irá ganhar notoriedade nas próximas edições. “Começamos bem, com um projeto muito interessante e mobilizador dos jovens”, referiu.

Ainda de acordo com a autarca, é determinante que os jovens “estejam cada vez mais envolvidos nas decisões coletivas, que passa igualmente por uma atitude vigilante sobre a atuação dos organismos públicos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este Executivo Municipal aposta claramente numa estratégia de governação local participativa, da qual não abriremos mão. Por isso, este caminho que agora iniciamos valoriza os laços entre o Município e a comunidade, dando voz a todos e sobretudo aos jovens, que são o garante de um melhor futuro para todos nós”, enfatizou.

Helena Teodósio entende ainda ser necessária a promoção da consciencialização política junto dos jovens, desde logo para evitar que “algumas bandeiras políticas” assentem em lideranças e não em linhas programáticas. “Congratulo-me com a abordagem que este projeto vencedor faz da política em geral, nomeadamente pela sua visão alargada”, elogiou.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, realçou “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão, no qual lhes foi dada a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho”. 

“O OP Jovem tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho. Para além da apresentação d projetos, na fase de votação, serão também os jovens a decidir qual desses projetos corresponde mais aos seus interesses e expectativas e qual o que pretendem que seja alvo de investimento público municipal”, acrescentou.

O “Cantanhede Young People Summer 2023” propõe-se atrair potencial jovem ao concelho de Cantanhede; valorizar o património cultural e turístico da região; promover uma boa relação entre as instituições políticas do concelho e os jovens; e promover a saúde mental e o bem-estar físico e psicológico dos jovens. 

Música ao vivo, um torneio de futsal, peddy paper, debates, visitas culturais ou bodyboard são algumas das atividades já calendarizadas para os próximos dias 29, 30 e 31 de agosto, repartindo-se pela cidade de Cantanhede, pela vila de Ançã e pela Praia da Tocha.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE