Coimbra

Cantanhede vive atmosfera de Natal

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-12-2014

A atmosfera de Natal está de regresso ao concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano.

PUBLICIDADE

Como habitualmente, a agenda do mês de dezembro é quase integralmente dominada por eventos alusivos à quadra natalícia, na maioria organizados pela Câmara Municipal ou com o apoio da autarquia, no âmbito de parcerias com outras entidades.

Este fim-de-semana, essa agenda propõe já para amanhã, 12 de dezembro, às 21:30, a atuação do Coro de Câmara da Bairrada na Igreja Matriz de Cantanhede.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Paróquia de S. Pedro Coro que permitirá apreciar peças de canto coral alusivas à quadra por uma formação coralista que Fernando Lapa, um dos compositores portugueses mais reconhecidos na atualidade, caracterizou como “limpo, redondo, equilibrado, expressivo, com uma fusão de vozes mais que excelente. (…) Naquilo que se ouve, vê-se atitude, simplicidade e beleza».

Na biografia, a entidade que tutela o Coro de Câmara da Bairrada (Escola de Artes da Bairrada) refere que este «nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada (Troviscal – Oliveira do Bairro). Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada. A música dos grandes compositores europeus – J. Haydn, G. F. Haendel ou W. A. Mozart, entre outros, esteve sempre presente nestes programas com orquestra. Do repertório a capella destacam-se as obras de compositores portugueses contemporâneos como E. Carrapatoso, F. Lapa, E. Amorim e L. Cardoso, entre outros. Resultado deste trabalho dedicado à música de cariz nacional surge em 2014 o primeiro registo discográfico do Coro de Câmara da Bairrada – Natal Português, centrado na música tradicional portuguesa alusiva ao Natal arranjada por compositores portugueses. Neste percurso de quase 10 anos contam-se quase uma centena de apresentações públicas em Portugal e França, dirigidos pelo seu maestro e fundador Tiago Matias».

PUBLICIDADE

No sábado, dia 13 de dezembro, às 21.00 horas, realiza-se na Igreja Matriz de Ançã o Encontro de Cantares Natalícios, promovido pelo Grupo Típico de Ançã, com apoio do Município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Ançã, da Federação Portuguesa de Folclore e do INATEL. Esta antiga tradição natalícia da vila histórica conta com a participação do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão, do Rancho Típico de S. Mamede Infesta e do Grupo Típico de Cadima.

Finalmente, no domingo, dia 14 de dezembro, também na Igreja Paroquial de Ançã, a partir das 17h30, realiza-se o I Concerto Promenade para Órgão de Tubos e Ensemble de Sopros. Organizado pela AACCC – Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede, no âmbito de uma parceria com a Paróquia de Ançã que conta também com o apoio do Município de Cantanhede, o evento começa com a atuação de jovens organistas da paróquia no órgão de tubos local, um dos de maior qualidade na região, seguido de uma alocução sobre a importância dos órgãos de tubos existentes no concelho, terminando com o concerto de órgão de tubos e a atuação da Divina Philarmonia Ensemble.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE