Coimbra

Cantanhede: SEF deteta 33 cidadãos estrangeiros em situação irregular 

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2019

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desencadeou na madrugada de ontem uma ação de fiscalização direcionada à sinalização de situações de exploração laboral e auxílio à imigração ilegal no sector da exploração florestal em Cantanhede.

PUBLICIDADE

A operação decorreu em diversas vias públicas na cidade de Cantanhede e levou à identificação de cerca de 60 trabalhadores de nacionalidade estrangeira. Desses foram detetados 33 cidadãos estrangeiros em situação irregular, uma vez que não estavam habilitados ao desempenho de qualquer atividade profissional no nosso País.

Do total de trabalhadores em situação irregular, 31 foram notificados para abandono voluntário de território nacional no prazo de vinte dias, sob pena de, em caso de incumprimento, puderem vir a ser detidos e objeto de procedimentos de afastamento coercivo e dois foram detidos, um por permanência ilegal, uma vez que já havia sido objeto de notificação para abandono do País, a qual não havia cumprido, e o outro pela prática do crime de violação da medida de interdição de entrada em Portugal.

PUBLICIDADE

As entidades patronais que mantinham ao seu serviço estes trabalhadores estão desde já sujeitas a procedimentos contraordenacionais a que corresponderão coimas, no total, entre os 12.000 e os 60.000 euros.

A ação, que contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA), teve ainda como resultados imediatos a detenção por parte da GNR de um cidadão por condução sob o efeito de álcool e a instauração de vários procedimentos contraordenacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

A operação contou com um efetivo de 17 inspetores do SEF, 11 militares da GNR e 5 inspetores da ATA.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE