Primeira Página

Cantanhede promove visita guiada aos “Encantos da Gândara”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 19-01-2024

É já no dia 27 de janeiro que os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Cantanhede vão acompanhar mais uma visita guiada ao património local, desta vez na freguesia de Sanguinheira, à descoberta dos “Encantos da Gândara – a Casa, as Tradições e os Costumes”.

PUBLICIDADE

A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia que pode ser efetuada através do preenchimento do formulário disponível no site da autarquia, do contacto telefónico 231 410 155 ou, ainda, no Posto de Turismo de Cantanhede.

O ponto de encontro será no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a partida do autocarro prevista para as 14:30, rumo à Quinta do Escoural – Casa Gandareza, a fim de dar a conhecer um pouco mais da história, do património e da cultura desta região, através do testemunho dos proprietários deste espaço rural, contando com a participação do Grupo Folclórico de Sanguinheira.

PUBLICIDADE

Com o objetivo de promover e dar a conhecer o rico património cultural e natural da região, a iniciativa tem a organização do Município de Cantanhede, através do seu serviço de Turismo, que a este propósito tem vindo a organizar uma série de visitas guiadas a locais emblemáticos do concelho.

Iniciado no verão de 2022, o projeto Visitas ao Património já contou com a participação de centenas de pessoas, numa experiência cultural de descoberta dos elementos materiais e imateriais geradores da identidade do concelho de Cantanhede, entre os quais o Museu da Pedra, o CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega e a Praia da Tocha, a vila histórica de Ançã, o Monumento Nacional da Varziela, o Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, a Igreja da Tocha e o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais.

PUBLICIDADE

Os participantes nas diversas ações deste programa de animação cultural e turística visitaram ainda o Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã, a Igreja de Ançã, a Capela de Santo Amaro (Cadima), a Casa António Fragoso e a Capela de S. Tomé, na Pocariça, a Casa Carlos de Oliveira, em Febres, o Ateliê de Ourivesaria de Fernando Rato, em Vilamar, os Fornos da Cal e Moinhos de Cadima, além de terem testemunhado diferentes experiências, nomeadamente a demolha do tremoço, a empa da vinha e o contacto com a realidade de alguns produtores de vinho do Terroir Cantanhede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE