Região

Cantanhede promove “30 Minutos de Música” com Ensemble Pur Ti Miro e Banda Morfina 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-04-2021

O Ciclo de Concertos 30 Minutos de Música regressa este fim de semana com o Ensemble Pur Ti Miro e a Banda Morfina, cujas atuações vão ser transmitidas em live streaming, no facebook da autarquia, a partir do Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede. 

PUBLICIDADE

sétima jornada desta iniciativa da autarquia cantanhedense começa esta sexta-feira dia 9 de abril, às 21h30, com o Ensemble Pur Ti Miro, que irá interpretar um reportório de música italiana do séc. XVII, especialmente com temas de Claudio Monteverdi e Girolamo Frescobaldi. Fundado em 2018 por Ana Vieira Leite (soprano), Gabriel Neves dos Santos (tenor) e Hugo Sanches (tiorbista e guitarrista)este projeto musical “tem como principal objetivo proporcionar ao público uma viagem pela História da Música, através da simplicidade da Voz Cantada acompanhada pela Tiorba, um instrumento antigo de difícil acesso ao público em geral. 

Um dos temas do espetáculo desta sexta-feira será o inédito “Ai Camaradita”, escrito no séc. XVI no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e considerado um verdadeiro tesouro do nosso distrito que será ouvido pela primeira vez em mais de 400 anos, fruto do trabalho desenvolvido pelo Ensemble Pur Ti Miro. 

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, dia 10 de abril, também às 21h30, será a “Banda Morfina apresentar-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede. Constituída por quatro jovens, maioritariamente do concelho – José Castelhano, Rui Assunção, Hugo Fonseca e António Assunção –, a banda interpreta covers de temas marcantes do Rock/Hard Rock dos anos 80 do panorama nacional e internacional, dos Depeche Mode aos Heróis do Mar, Ornatos Violeta, Muse e Pearl Jam, entre outros. 

PUBLICIDADE

O grupo surgiu em 2016, na sequência de um antigo projeto de bares, a Banda Rota do Binho, que durou vários anos, e no seu currículo constam atuações um pouco por todo o país, tanto em bares como em concentrações motards e outros eventoscomo seja também na Expofacic. 

Recorde-se que o ciclo de concertos 30 Minutos de Música é uma iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede para apoiar os músicos e grupos locais a fazerem face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela COVID-19. Esta é também uma oportunidade para reafirmar a qualidade artística e a expressão musical eclética que existe no concelho. 

Para este ciclo, foram convidados compositores, cantores ou grupos locais de géneros diversificados, os quais vão atuar às sextas-feiras e sábados dos próximos fins de semana, estando nesta altura a serem desencadeadas ações de divulgação deste programa de incentivo à atividade e expressão artística no domínio da música. O que se pretende é mobilizar diferentes públicos para acompanharem a atuação de alguns cantanhedenses com carreira musical reconhecida e apreciarem a sua arte em concertos que na generalidade vão ter um carácter intimista. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE