Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Cantanhede mostra “Sardas” para alertar para os cuidados a ter com a pele

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-02-2023

Está patente ao público, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 28 de fevereiro, a exposição “Sardas”, da autoria do fotógrafo Pedro Miguel Mota. Constituída por dez painéis informativos, a mostra apresenta registos fotográficos de modelos femininos complementados com várias informações relacionadas com a saúde cutânea, particularmente de pessoas que sofrem de problemas de pigmentação na pele e que desenvolvem efélides, vulgarmente designadas como sardas.

PUBLICIDADE

Ao visitar a exposição é possível conhecer algumas curiosidades históricas sobre esta particularidade epidérmica, acompanhadas por alguns testemunhos de pessoas sardentas e quais os cuidados que uma pele com estas características exige, concluindo com algumas expressões populares acerca desta especificidade cutânea.

Pedro Miguel Oliveira Mota nasceu na Mealhada, em 1989. Fez o percurso académico no concelho da Mealhada, formando-se em 2009 como Técnico de Informática e Gestão, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL). O seu espírito curioso e sempre ávido de conhecimento, levou-o a inscrever-se, em 2014, no Curso Profissional Técnico de Logística (2015), proporcionado pelo Centro de Emprego. Aqui adquiriu conhecimentos que viriam a ser fundamentais para o seu trabalho na fotografia.

Em 2016, cada vez mais apaixonado pelo mundo da fotografia, Pedro Miguel Mota aprendeu técnicas de posicionamento humano, fundamentais para as sessões fotográficas com modelos que frequentemente realizava, inscrevendo-se num workshop de Modelo Fotográfico. Nesse ano pôde investir na aquisição de equipamento de melhor qualidade para os seus trabalhos de fotografia e iniciou três projetos, em paralelo, na rede social facebook: o Pedro Miguel Fotografias, página de portfólio, o Pedro Miguel Projectos, onde realizava trabalhos com temas relacionados com o seu gosto pessoal e, a partir de 2018, o que hoje ainda se mantém no ativo, a página Pedro Miguel Tradições e Folclore.

A exposição “Sardas”, financiada pelo Município da Mealhada e pelo seu autor, teve como principal objetivo a vontade de mostrar, através da fotografia a preto e branco, a beleza das pessoas que possuem sardas e, simultaneamente, elucidar, de forma simples, em que consistem as sardas. Com a exposição, Pedro Miguel Mota associa o gosto pela fotografia à vontade de 45 de forma a prevenir doenças cutâneas, em particular o cancro da pele, que todos os anos apresenta milhares de novos casos, em Portugal. “Sardas” esteve em exposição, em junho de 2021, em Barcouço, Mealhada e de fevereiro a abril de 2022, no Cine-Teatro Messias, também na Mealhada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com