O capsulão já se encontra instalado na Rua dos Bombeiros Voluntários. Trata-se de um contentor para depósito de cápsulas de café, que a partir de agora passam a ser recicladas de acordo com os seus componentes – plástico, alumínio, papel e borras de café.
A iniciativa surge no âmbito de uma parceria da Inova – Empresa Municipal SA com a Bio4Plas, empresa certificada na separação e reciclagem dos componentes das cápsulas, instalada na zona industrial de Cantanhede.
PUBLICIDADE
A valorização das cápsulas de café usadas representa um passo significativo na redução do impacto ambiental associado a este tipo de resíduo, que contém materiais recicláveis e orgânicos com elevado potencial. O alumínio e o plástico serão reintroduzidos na indústria como matéria-prima, enquanto as borras de café poderão ser utilizadas para compostagem.
A INOVA-EM pretende dar continuidade a esta iniciativa, tendo já identificado as freguesias onde, nos próximos meses, serão instalados novos capsulões.
“Esta medida reflete o empenho em integrar soluções inovadoras e sustentáveis nos serviços prestados ao munícipe. Os próprios contentores utilizados neste projeto estão a ser reutilizados e decorados com a imagem da campanha, evidenciando o caráter pedagógico e exemplar da iniciativa”, afirma o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE