Cidade

Cantanhede investe 550 mil euros na reabilitação do abastecimento de água

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-07-2016

 

PUBLICIDADE

A Inova – Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede está a investir na remodelação e reabilitação do sistema de abastecimento de água em Portunhos e Pena (União de Freguesias de Portunhos e Outil), Lemede e Póvoa da Lomba (União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça) Guímara, Carvalheira, Aljuriça e Pontes (Freguesia de Cadima) e Sanguinheira (da freguesia com o mesmo nome).

Ondas na água

PUBLICIDADE

A entidade responsável pelo setor da água e saneamento do Município de Cantanhede adjudicou para o efeito uma empreitada que ascende a 566.535 euros, mais IVA, com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de ruturas na rede e melhorar a qualidade do serviço prestado.

Os sectores em causa estão instaladas há muitos anos e, ainda que as condutas sejam de materiais de natureza diversa, a verdade é que levantam problemas idênticos, nomeadamente ao nível de roturas que estão na origem de fugas de água e de outras situações.

PUBLICIDADE

publicidade

Daí que a INOVA-EM tenha decidido avançar com uma obra de fundo, no sentido de solucionar em definitivo as deficiências do sistema de abastecimento de água de uma vasta zona a sueste do concelho, tendo para isso elaborado um projeto que incide na substituição das condutas por outras mais resistentes, numa extensão de cerca de 19 Km, bem como a substituição dos respetivos ramais domiciliários. Além disso, o caderno de encargos prevê a instalação de novos marcos-de-incêndio em toda a área de intervenção, e a instalação de novas válvulas de seccionamento da rede, de modo a minimizar o número de clientes afetados durante as necessárias operações de manutenção.

A memória descritiva refere que na conceção geral da reabilitação dos setores da rede a intervencionar, privilegiou-se a eficiência técnica em compromisso com a avaliação económica, no sentido de serem atingidos todos os objetivos com os menores custos, visando a melhoria substancial da eficiência sem originar impacto hidráulico ou estrutural negativo nos sistemas envolventes e de modo a minimizar os eventuais transtornos para os utentes, para os peões, para o trânsito automóvel e para o comércio local. De resto, a empresa municipal informou já as juntas de freguesia da possibilidade dessas situações, manifestando toda a disponibilidade para cooperar no sentido de serem ultrapassados todos os possíveis constrangimentos durante o processo.

Em todo o caso, apesar de se tratar de uma intervenção de expressão significativa, o fornecimento de água às localidades não será afetado, uma vez que a INOVA-EM acautelou essa situação através de tubagens provisórias colocadas ao longo das bermas da via pública até que a rede fique em pleno funcionamento.

A reabilitação do sistema de abastecimento de água em Portunhos e Pena, Lemede, Póvoa da Lomba, Guímara, Carvalheira, Aljuriça, Pontes e Sanguinheira insere-se num ambicioso programa de investimentos que a INOVA-EM está a realizar tendo em vista o aumento da qualidade do serviço neste domínio. Recorde-se a propósito que decorre nesta altura a renovação de toda a rede da Freguesia de Ançã, obra que ascende a cerca de um milhão de euros, estando também em curso a remodelação da Central de Água dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no âmbito de uma empreitada adjudicada pela INOVA-EM por 1.300.000 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE