Região

Cantanhede: “Guardiões da Areia” conquistam 3º lugar no concurso “Amar a Praia 2024”

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 12-03-2025

Os alunos que participaram no projeto “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município de Cantanhede em 2024, foram recebidos na terça-feira, 11 de março, no Salão Nobre, pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Participaram neste projeto cerca de três dezenas de alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, no âmbito do programa Bandeira Azul 2024, subordinado ao tema “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”. A ideia era envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais.

PUBLICIDADE

A questão do ambiente é um assunto cada vez mais premente, especialmente face às alterações climáticas que estamos a enfrentar. É com grande orgulho que reconhecemos o empenho e a dedicação dos alunos, que se entregaram com afinco a esta causa. Graças ao esforço coletivo, conquistaram o 3º lugar no concurso “Amar a Praia 2024”. Este sucesso é apenas o começo, pois em 2025 o Guardiões da Areia continuará no âmbito do Programa Bandeira Azul, mantendo o desafio com a nova temática – ‘Natureza gera Natureza; Traz a Natureza de Volta’”, sublinhou Helena Teodósio.

Os jovens realizaram um conjunto de atividades a que designaram “Operação Triatlo Sustentável” e que consistiu na criação de cartazes que continham informações relevantes sobre espécies de flora importantes da Praia da Tocha, na realização de uma sessão de sensibilização e de controlo/remoção de espécies exóticas invasoras e ainda na recolha de lixo marinho da Praia da Tocha que culminou com um workshop para criação de peças de arte com parte do lixo recolhido. 

Paralelamente, promoveram a recolha de toalhas de praia usadas que depois foram entregues a lares (Centro Social Comunitário da Varziela; Centro Social e Polivalente de Ourentã; Centro Social e Polivalente da Freguesia de Murtede; e Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha), para a criação de sacos de praia reutilizáveis. Estes sacos foram utilizados como prémios para o workshop de arte com lixo marinho e as restantes foram vendidas a preços simbólicos, com as verbas a reverter para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) participantes.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, reiterou a importância deste projeto e do seu caracter diferenciador, já que “oferece uma experiência prática de cidadania ativa, demonstrando que a educação vai para além do ambiente escolar”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE