Região

Cantanhede destruiu 607 ninhos de vespa asiática em 2023

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 21-02-2024

A Câmara Municipal de Cantanhede, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, eliminou 607 ninhos de vespa asiática em 2023, mais 110 do que no ano anterior.

PUBLICIDADE

Este aumento deve-se à intensificação das ações de deteção e eliminação de ninhos, no âmbito da estratégia do Município para minimizar o impacto desta espécie invasora, também vulgarmente conhecida como vespa velutina.

Em 2015 foi detetado o primeiro ninho de vespa asiática, na Freguesia de Murtede, no concelho de Cantanhede, e desde então que a autarquia tem procedido a estas ações de controlo.

PUBLICIDADE

O número de ninhos intervencionados tem prosseguido uma tendência exponencial de crescimento, apesar do ligeiro decréscimo em 2022, por isso, o Município tem colocado armadilhas em diversos locais do concelho, entre o final do inverno e início de primavera, a fim de capturar o máximo de fundadoras possível.

Em 2023, a Câmara Municipal optou por colocar mais 25% das armadilhas colocadas em 2022, para eliminação de fundadoras, o que possibilitou a captura de mais de 3100 vespas, que se traduz num aumento de 88% relativamente ao período homólogo de 2022.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar deste aumento, o número de ninhos intervencionados continua a crescer, possivelmente devido não só à biologia da espécie, mas também ao facto de a população estar mais consciencializada e em alerta para esta praga, o que leva a um maior reporte de ninhos.

É ainda importante destacar que houve uma redução de ninhos intervencionados na Freguesia de Cantanhede e Pocariça, onde havia mais ninhos registados em 2022, local onde se colocaram mais armadilhas no início de 2023.

A Câmara Municipal de Cantanhede tenciona dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, tendo já iniciado este ano a colocação das armadilhas em número superior ao do ano transato.

Outra intenção é encurtar o tempo de resposta e intensificar as operações de eliminação dos ninhos, para limitar os efeitos negativos que as vespas originam na fase de predação dos apiários e na biodiversidade.
Recorde-se que a sinalização dos ninhos deve ser comunicada à Proteção Civil Municipal de Cantanhede, através do número 231 423 818 (9:00 – 17:00 de segunda a sexta-feira) ou através do endereço de correio eletrónico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE