Região

Cantanhede chega a milhares de pessoas através da Ação Social

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 01-09-2025

Entre janeiro e julho de 2025, a área da Ação Social do Município de Cantanhede registou 14.910 atendimentos em diferentes serviços, abrangendo o SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, RSI – Rendimento Social de Inserção, Emergência Social e serviços de proximidade como o Colmeia, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) / Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI).

O SAAS respondeu a 795 situações, garantindo apoio de proximidade em várias freguesias do concelho. No âmbito do RSI, foram acompanhados 552 beneficiários, enquanto a Emergência Social registou 21 atendimentos, oferecendo resposta imediata a situações críticas.

O Front Office assegurou 5.864 atendimentos diretos, reforçando o contacto de primeira linha com a população. O Banco de Recursos Colmeia apoiou 2.451 pessoas, distribuindo gratuitamente bens novos ou usados em bom estado, doados por particulares ou empresas.

PUBLICIDADE

A AIMA / CLAIM registou 3.417 atendimentos, apoiando cidadãos migrantes de norte a sul do país, número que aumentou significativamente após a transferência de competências nesta área. Já o GMACI acompanhou 1.810 cuidadores informais, que prestam assistência permanente a familiares ou pessoas dependentes.

No âmbito dos Encontros Seniores, foram desenvolvidas diversas atividades na comunidade, que contaram com 2.422 participantes.

“Num concelho marcado pelo envelhecimento da população e pelo aumento da esperança média de vida, o Município de Cantanhede tem estado cada vez mais ao lado dos cidadãos, reforçando a rede social que, com a transferência de competências, passou a responder de forma mais abrangente e eficaz a diferentes públicos”, sublinhou a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE