A Câmara Municipal de Cantanhede vai candidatar-se a um projeto de arborização da cidade que ultrapassa os 665 mil euros, para criar corredores verdes no perímetro urbano.
“No total, está prevista a plantação de aproximadamente 1.400 árvores e 5.000 espécies arbustivas/subarbustivas”, informou, em comunicado, este município do distrito de Coimbra.
A decisão foi tomada recentemente, em reunião do executivo municipal e a candidatura do projeto Cantanhede Greenconnection, decorre no âmbito do programa Centro 2030.
PUBLICIDADE
A candidatura, cujo investimento global ascende a 665 mil euros, foi desenvolvida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais da Câmara Municipal e tem como objetivo promover, criar e (re)construir infraestruturas verdes no contexto urbano de Cantanhede, como forma de fomentar e potenciar os corredores verdes e a conectividade ecológica dentro da cidade.
“As ações a realizar compreendem a plantação de árvores e espécies arbustivas/subarbustivas autóctones em setores selecionados da cidade, em espaços subaproveitados, não aproveitados ou, ainda, em recriar infraestruturas verdes já existentes”.
Para o efeito, a autarquia definiu três ações essenciais de intervenção, nomeadamente a construção ou atualização de infraestruturas verdes, a elaboração de uma nova estratégia de gestão e manutenção dos espaços verdes urbanos e a transmissão de conhecimentos sobre os valores naturais a salvaguardar nas áreas de intervenção.
Entre os locais que serão alvo de uma intervenção estão a avenida do Brasil, as ruas do Complexo Desportivo, Dr. Filipe Requixa, Dr. Emílio Lopes de Matos, Albano Pais de Sousa, Leonardo Lopes, João de Ruão, Alberto Maria Andrade e Lino Cardoso.
A Zona Industrial de Cantanhede, o parque Prosepe, o largo Pedro Teixeira, o loteamento Vasco da Gama, a avenida Colégio Infante de Sagres e a “Quinta dos Laticínios” são outros espaços escolhidos para a intervenção.
Segundo a autarquia, o projeto pretende ainda promover e proteger a diversidade de polinizadores existente, como forma de garantir a conectividade urbana entre locais naturais e agroflorestais no perímetro periurbano de Cantanhede.