Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Cantanhede adere a programa para alojamento urgente de ucranianos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-11-2022

A Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, aprovou a adesão ao programa de apoio Porta de Entrada, que tem como objetivo acautelar alojamento urgente a pessoas deslocadas da Ucrânia.

PUBLICIDADE

A decisão foi aprovada pelo executivo municipal, na última reunião ordinária.

Este programa visa “disponibilizar habitação a pessoas que ficaram sem casa, de forma temporária ou definitiva, ou estejam em risco iminente de ficar nessa situação, em resultado de acontecimento imprevisível ou excecional, nomeadamente movimentos migratórios, e que por força do conflito na Ucrânia se estende aos cidadãos daquele país que se encaminharam para o nosso país, independentemente da condição financeira”, afirmou a Câmara de Cantanhede, numa nota de imprensa.

PUBLICIDADE

publicidade

O valor financeiro para alojamento é concretizado através da concessão aos beneficiários de uma comparticipação destinada a suportar os encargos relativos a alojamento em empreendimentos turísticos, designadamente hotéis e alojamento local ou arrendamento de uma habitação.

O apoio é concedido por um prazo até 18 meses, podendo ser prorrogado até ao máximo de 30 meses.

PUBLICIDADE

A autarquia aprovou a concretização de um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a fim de colaborar com as famílias deslocadas da Ucrânia na obtenção de um alojamento, nesta fase de integração e de procura de emprego.

A divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede atendeu 27 famílias, num total de 77 pessoas, desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro, observou a autarquia.

Destas famílias, ainda permanecem cerca de 23 no concelho de Cantanhede, no total de 63 pessoas, das quais 24 menores de idade.

“O Município de Cantanhede esteve desde a primeira hora na linha da frente do apoio aos cidadãos ucranianos, quer por via do envio de bens essenciais para aquele país, quer no apoio no acolhimento aos cidadãos daquele país que chegaram ao concelho, quer ainda na criação de uma conta bancária solidária”, recordou, citada na mesma nota, a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

De acordo com a vereadora, “a Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede continua a monitorizar o processo de acolhimento”, procurando agora, juntamente com Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Alto Comissariado para as Migrações, “encontrar outras soluções”.

“No início, os cidadãos ucranianos foram recebidos por muitas famílias numa perspetiva de ajuda temporária, mas agora temos que nos orientar para uma estratégia de médio prazo e o programa Porta de Entrada é mais um contributo”, concluiu.

A guerra dura desde 24 de fevereiro deste ano, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com