Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cantanhede acolhe 1ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-02-2019
A Chanfana é um dos mais nobres pratos da região centro, onde se insere o concelho de Cantanhede. Ocupa um lugar de destaque no receituário da cozinha tradicional pelo sabor e aroma de excelência. Já a Lampantana, atualmente, só é conhecida pelos mais antigos. Estando numa região vitivinícola, os pratos vão ser acompanhados por vinhos de excelência”.
 
As palavras são da comissão organizadora da 1ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana, constituída pelos órgãos sociais da Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede.
 
O certame que se realizará nos  dias 23 e 24 de março, no largo da antiga estação de comboios de Cantanhede, tem previsto um programa gastronómico e cultural diversificado.
 
A escolha da Chanfana e da Lampantana como principais iguarias a serem servidas recai num fundamento histórico: “acredita-se que ambos os pratos tiveram origem por altura das Invasões Francesas, no tempo da última invasão, em 1810, e depois da Batalha do Bussaco, com as tropas acantonadas durante algum tempo na região da Bairrada, antes de seguirem para Coimbra”, e num argumento de oportunidade “uma vez que não constituem a eleição de nenhum dos restantes eventos gastronómicos já realizados no concelho”.
 
O cardápio deste festival gastronómico contempla ainda a sopa à camponesa, a chouriça vinho d’alhos, morcelas e farinheiras, batatas fardadas, broa de milho e sobremesas típicas como a aletria, as papas de abóbora e as papas de carolo.
 
Com abertura, pelas 19h, de sábado, dia 23, a animação contempla os Caretos da Lagoa de Mira, Iara Marques e o Grupo Reviver.
 
No domingo, dia 24, as portas são abertas pelas 12h, prolongando-se a festa com os Gaiteiros Copofonia, o Grupo de Música Tradicional Cantares da Vila de Pereira e o Grupo de Música e Cantares A Alegria do Zamjujeiro, do concelho de Montemor-o-Velho.
 
Um dos pontos altos do certame será a realização de uma feira à moda antiga no recinto da festa, durante a tarde de domingo.
 
A organização que se estreia neste âmbito, afirma “estarem reunidas as condições para a 1ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana, em Cantanhede, se apresentar de modo tradicional com uma qualidade assinalável, já que todos os pratos serão confecionados de forma artesanal pelos associados da coletividade”.
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com