Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cantanhede apresenta exposição de Renato Roque

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-05-2021

A apresentação pública da exposição “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira”, de Renato Roque, decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede no passado dia 15 de maio. Estiveram presentes na iniciativa cerca de vinte pessoas. 

PUBLICIDADE

No início da sessão, presidida por Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Renato Roque fez a apresentação do trabalho fotográfico exposto na Biblioteca Municipal, partilhando com os presentes a forma como o mesmo foi realizado e os objetivos que estiveram subjacentes à iniciativa. 

Pedro Cardoso fez questão de realçar a “sensibilidade artística do fotógrafo” e a “forma verdadeiramente poética como, em cada fotografia, captou a essência da Gândara e fez justiça à poesia de Carlos de Oliveira”.  

Constituída por um espólio de vinte fotografias da autoria do fotógrafo Renato Roque, a mostra está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até 31 de maio e apresenta registos capturados pelo artista na Gândara, a propósito da obra poética de Carlos de Oliveira.  

O segundo momento da atividade decorreu no auditório e reuniu à mesa Pedro Cardoso para uma “Conversa… Elsa Ligeiro e Renato Roque”. 

Num diálogo descontraído e animado, os elementos da mesa e os assistentes, abordaram aspetos da vida do escritor Carlos de Oliveira, do importante testemunho literário legado na sua obra sobre a vivência na Gândara no século XX e do lugar de destaque que, justamente, ocupa na literatura portuguesa neorrealista. 

PUBLICIDADE

Elsa Ligeiro abordou vários conteúdos relacionados com a vida de Carlos de Oliveira, com o seu círculo de amigos e com a sua escrita. No decurso da sessão foram lidos por Urtélia Silva alguns poemas do autor.  

A exposição “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira” e “Conversa com … Elsa Ligeiro e Renato Roque” são uma das várias iniciativas culturais que o Município de Cantanhede tem programadas para o ano 2021, para assinalar o centenário do nascimento de Carlos de Oliveira (1921-2021). 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com