Conecte-se connosco

Cantanhade não será Cidade Europeia do Vinho 2018

Publicado

em

Cantanhede perdeu para Torres Vedras e Alenquer a possibilidade  ser Cidade Europeia do Vinho 2018, anunciou a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

vinho bairrada

“A candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Torres Vedras e Alenquer foi a escolhida para receber o título de Cidade Europeia do Vinho em 2018”, revelou a AMPV na sua página da rede social Facebook, depois da eleição ocorrida hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Cantanhede encabeçava uma candidatura da região da Bairrada ao estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2018, contando com o apoio das autarquias de Águeda, Anadia, Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.

A candidatura de Cantanhede/Bairrada pretendia “reforçar papel do vinho e da vinha enquanto símbolo da identidade da região, contribuindo para o reconhecimento social desta atividade, para a elevação da qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento sustentável do território”.

Os promotores acreditavam que a candidatura “tem um fator diferenciador que a distingue das demais” e que representa uma importante mais-valia, designadamente o investimento que tem vindo a ser feito na inovação, no sentido de potenciar a forte identidade e a excelência dos vinhos da Bairrada no reforço da sua competitividade.

A RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho é constituída por cidades com forte dependência económica da viticultura e que se localizam em áreas protegidas pela garantia de qualidade de seus vinhos. Contando com o apoio das Associações Nacionais do Vinho presentes na maioria dos 10 países membros da rede, a RECEVIN tem a sua atividade centrada na promoção e divulgação da excelência dos vinhos das diferentes denominações de origem.

A Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) já atribuiu o título de Cidade Europeia do Vinho a Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).

Concorreram ao título cidades portuguesas e gregas, tendo ficado impedidas de se candidatarem Itália, França e Espanha.

Do lado português, disputaram o título Cantanhede, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Peso da Régua e Silves, além de Torres Vedras e Alenquer.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com