O partido R.I.R. – Reagir, Incluir, Reciclar anuncia a sua saída imediata da coligação autárquica “Juntos Somos Coimbra”.
“Esta decisão é fruto de uma avaliação política séria e consciente. O R.I.R. integrou, em 2021, a coligação com sentido de responsabilidade, acreditando na construção de uma alternativa plural para a cidade de Coimbra. No entanto, ao longo do tempo, tornou-se evidente que o nosso contributo não era valorizado” adianta o partido fundado por Tino de Rans.
PUBLICIDADE
“Fomos, na prática, tratados como um “verbo de encher” — incluídos apenas para compor a coligação eleitoral e em aproveitamento da popularidade do Fundador do R.I.R. junto das freguesias rurais, sem qualquer espaço efetivo para influência ou participação política real. Esta instrumentalização é inaceitável e contrária aos princípios do R.I.R., que valoriza a inclusão genuína, o diálogo democrático e a política feita com e para as pessoas, lamenta o um dos cabos eleitorais da coligação Junto Somos Coimbra.
Segundo o partido, “a liderança do Senhor Presidente da Câmara, Dr. José Manuel Silva, e actual candidato pela coligação liderada pelo P.S.D., prefere novamente, para 2025, replicar o mesmo modelo fechado, pouco participativo e centrado em lógicas de poder que excluem parceiros. Face a este cenário, o R.I.R. não pode continuar a legitimar com o seu nome uma coligação onde não é ouvido nem respeitado.”
A presença do R.I.R. em Coimbra continuará ativa, crítica e mobilizadora, em contacto direto com os cidadãos e com foco nas soluções que realmente importam para o futuro do concelho, promete em comunicado assinado pela líder Márcia Henriques.
Juntos Somos Coimbra apresentou-se nas últimas eleições como uma coligação PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança.
PUBLICIDADE