Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Candidaturas aos concursos de Empreendedorismo Turístico e de Teses Académicas estão abertas até ao dia 15 de março.

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-03-2023

A Turismo Centro de Portugal tem em curso os concursos anuais promovidos por esta entidade, concretamente o Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e o Concurso de Teses Académicas. As candidaturas a ambos os prémios podem ser submetidas até ao dia 15 de março.

PUBLICIDADE

Com estas duas iniciativas, a Turismo Centro de Portugal aposta, por um lado, na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região; por outro, na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística no último ano. Os vencedores serão conhecidos até ao dia 15 de maio de 2023.

Já na sua oitava edição, o Prémio José Manuel Alves é o concurso de empreendedorismo turístico mais antigo do país. Nas sete edições anteriores, recebeu um total de 342 candidaturas, tendo distinguido 56 projetos e premiado 20.

PUBLICIDADE

publicidade

O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, distinguindo as melhores novas ideias de negócio no setor. Podem candidatar-se ideias e projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística.

Após a submissão das candidaturas, um júri intermédio, composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo, seleciona os oito projetos finalistas. Posteriormente, um júri final irá determinar os vencedores.

PUBLICIDADE

Ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico da região Centro de Portugal. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.

Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos. A entidade organizadora – o Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da Turismo Centro de Portugal – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos os projetos, estando disponível para auxilia-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em AQUI.

Em paralelo, estão a decorrer as candidaturas para o VII Concurso de Teses Académicas da Turismo Centro de Portugal, que premeia as melhores teses de mestrado e de doutoramento apresentadas sobre o tema do Turismo.

Promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017, o Concurso de Teses Académicas tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Podem concorrer, na categoria Mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do Turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional -, entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

Após a submissão das candidaturas, há um júri intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um júri final determina os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em AQUI

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com