Coimbra

Candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho abertas até 31 de maio

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 05-05-2025

As candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho estão a decorrer até ao próximo dia 31 de maio. Os processos de candidatura devem ser entregues pessoalmente nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que funcionam no Mercado Municipal D Pedro V e na Loja do Cidadão. O prémio, que distingue obras arquitetónicas relevantes no concelho e tem o valor pecuniário de 10 mil euros, vai ser entregue em julho, por ocasião das Festas da Cidade.

As candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho têm de ser efetuadas, pessoalmente, nos serviços de atendimento ao público da CM de Coimbra, que funcionam no Mercado Municipal D. Pedro V, nos dias úteis das 8:30 às 16:30; ou na Loja do Cidadão, nos dias úteis das 8:30 às 19:30 e, aos sábados, das 9:30 às 15:00, até 31 de maio.

De acordo com o respetivo Regulamento, podem candidatar-se arquitetos na qualidade de autores de projetos de arquitetura referentes a obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, bem como de arranjos urbanísticos e tratamento de espaços exteriores de uso público, relativamente a obras concluídas até ao ano civil anterior ao da atribuição do prémio.

PUBLICIDADE

O regulamento prevê que o júri seja constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra ou um vereador por si indicado; um arquiteto designado pela Assembleia Municipal e outro arquiteto designado pela Câmara Municipal; um arquiteto representante da Ordem dos Arquitetos Portugueses e um arquiteto representante do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Até 16 de junho, o júri deverá avaliar e classificar os projetos e obras selecionadas, tendo em conta os seguintes critérios: qualidade arquitetónica da obra: como fonte de promoção e incentivo à valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico do Município; coerência e originalidade arquitetónica: adequabilidade da solução e conceção inovadora; integração urbanística: enquadramento da obra na envolvente urbana, paisagística e ambiental; qualidade construtiva e sustentabilidade: recurso a soluções técnicas e construtivas adequadas e sustentáveis e à salvaguarda da eficiência energética. O prémio será entregue em julho, por ocasião das Festas da Cidade de Coimbra.

O valor pecuniário de 10 mil euros e a calendarização do prémio deste ano foram aprovados na reunião do Executivo municipal, no passado dia 24 de março.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE