Educação

Candidaturas ao ensino superior terminam e já há mais de 56 mil candidatos

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 07-08-2023

Mais de 56 mil estudantes já apresentaram a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que termina hoje.

PUBLICIDADE

De acordo com os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior, até ao final do dia de domingo, a primeira fase do concurso contava já com 56.434 candidatos.

O número é ligeiramente mais baixo do que aquele registado no ano passado quando, a um dia do término do prazo, tinham-se candidatado 58.110 jovens.

PUBLICIDADE

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arrancou na segunda-feira. No primeiro dia, apresentaram a candidatura 12.939 estudantes, para um total de 54.311 vagas.

Este ano, as instituições de ensino superior tem mais 275 lugares disponíveis do que inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.

PUBLICIDADE

publicidade

Os resultados da primeira fase do concurso nacional serão divulgados em 27 de agosto, mais cedo do que nos anos anteriores, de forma a assegurar um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na primeira fase e o início das aulas.

Outra das novidades do concurso é a disponibilização, pela primeira vez, de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar), com 2.028 vagas, para cursos em todas as instituições de ensino superior públicas.

Por outro lado, foi alargado, para cerca de 3.800 vagas, o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes para a segunda fase, que começa a 28 de agosto.

No ano passado, entraram no ensino superior 50.315 estudantes através do concurso nacional de acesso, entre os mais de 61 mil candidatos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE