PAN propõe criação da figura do nutricionista escolar

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-09-2017

O candidato do partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) à Câmara de Coimbra, Vítor Marques, propôs hoje a criação da figura do nutricionista escolar para que as crianças tenham refeições saudáveis.

Nutritionist female Doctor in her office. Focus on fruit

 

PUBLICIDADE

Num dia dedicado às questões da educação, o candidato disse que o partido já denunciou o que aconteceu no início do novo ano letivo com refeições atrasadas e outras em que a primeira refeição foi arroz branco e salsichas, o que, diz o candidato, “não é normal”.

Em declarações à agência Lusa, no início de uma ação de campanha na zona dos Olivais, Vítor Marques defendeu que “tem de existir na escola uma figura exterior à empresa que fornece as refeições, porque é muito importante as crianças alimentarem-se bem”.

Ainda no âmbito da alimentação escolar, Vítor Marques disse que pretende ver também implementada a obrigatoriedade das refeições vegetarianas nas cantinas públicas.

“Recebemos várias queixas de crianças que já queriam ter refeições vegetarianas nas escolas e não conseguiram, inclusive houve escolas em Coimbra, que vamos visitar, em que esses alunos eram discriminados pela responsável da alimentação”, denunciou.

Para o candidato do PAN, essa situação já não devia acontecer antes da aprovação da lei que prevê a alimentação vegetariana nas cantinas públicas, “agora [com uma lei aprovada] obviamente que não tem razão de ser”.

O PAN “vai estar atento em Coimbra e visitar escolas com esta preocupação”, sublinhou Vítor Marques, salientando que o objetivo do partido é que “se cumpra a lei e exista sempre alternativa vegetariana nas escolas”.

“A alimentação é muito importante e nós já alertámos muitas vezes para a necessidade de uma alimentação biológica e continuamos a discutir com o Governo a criação de mais incentivos para a agricultura biológica está em discussão no parlamento”, frisou Vítor Marques.

“Há dois anos que alertamos na Assembleia da República para as refeições escolares e as coisas já estão a mudar a pouco e pouco”, congratulou-se o candidato ao município de Coimbra, fazendo votos que “também mudem mais ao nível local”.

O candidato do PAN defendeu ainda obras de requalificação na degradada Escola José Falcão, que em 80 anos de existência nunca recebeu nenhuma intervenção de fundo, e mudanças na forma de colocação de professores.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro concorrem ainda à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) e José Manuel Silva (Somos Coimbra).

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE