Conecte-se connosco

Autárquicas

Candidato do Chega em Coimbra quer combater isolamento dos idosos

Publicado

em

O cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, Miguel Ângelo Marques, defendeu hoje um maior financiamento do município a instituições do concelho para combater o isolamento dos mais velhos.

“O isolamento não faz de forma alguma nenhum bem às pessoas, mas no idoso isso revela-se como um processo até de degenerescência neuronal muito mais acentuado, o que faz com que esse tipo de pessoas venha a ter que recorrer a instituições”, afirmou o candidato, que falava à agência Lusa antes de visitar a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Para o cabeça de lista do Chega, é necessário mitigar os efeitos do isolamento na população mais idosa, ainda para mais num concelho em que o envelhecimento da população “se tem vindo a agravar nos últimos anos”.

Essa medida, sustenta, permitiria não sobrecarregar os lares de idosos, que “estão cheios e, na maioria das vezes, com listas de espera”.

Segundo Miguel Ângelo Marques, o combate ao isolamento passaria por um financiamento por parte do município a instituições do setor social e a associações culturais, que são “quem conhece melhor a população”, para avançarem com diversas atividades e iniciativas junto dos mais velhos.

“A Câmara não tem estado atenta a este flagelo que, dentro em breve, será muito acentuado na cidade de Coimbra”, criticou, salientando que é necessário dar “uma melhor qualidade de vida à população sénior”.

Para além do combate ao isolamento da população idosa do concelho, o candidato considera também que o número de lares no concelho “são insuficientes e os preços são altos”.

“Terá que haver um alargamento significativo dessa rede”, propôs.

Quando questionado sobre se o próprio município deveria criar soluções, Miguel Ângelo Marques referiu que Coimbra “sempre soube lidar bem com o público e o privado”.

Para além de Miguel Ângelo Marques, concorrem às eleições de dia 26 o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com