Autárquicas

Candidato do Chega em Coimbra quer combater isolamento dos idosos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-09-2021

O cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, Miguel Ângelo Marques, defendeu hoje um maior financiamento do município a instituições do concelho para combater o isolamento dos mais velhos.

PUBLICIDADE

“O isolamento não faz de forma alguma nenhum bem às pessoas, mas no idoso isso revela-se como um processo até de degenerescência neuronal muito mais acentuado, o que faz com que esse tipo de pessoas venha a ter que recorrer a instituições”, afirmou o candidato, que falava à agência Lusa antes de visitar a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Para o cabeça de lista do Chega, é necessário mitigar os efeitos do isolamento na população mais idosa, ainda para mais num concelho em que o envelhecimento da população “se tem vindo a agravar nos últimos anos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Essa medida, sustenta, permitiria não sobrecarregar os lares de idosos, que “estão cheios e, na maioria das vezes, com listas de espera”.

Segundo Miguel Ângelo Marques, o combate ao isolamento passaria por um financiamento por parte do município a instituições do setor social e a associações culturais, que são “quem conhece melhor a população”, para avançarem com diversas atividades e iniciativas junto dos mais velhos.

PUBLICIDADE

“A Câmara não tem estado atenta a este flagelo que, dentro em breve, será muito acentuado na cidade de Coimbra”, criticou, salientando que é necessário dar “uma melhor qualidade de vida à população sénior”.

Para além do combate ao isolamento da população idosa do concelho, o candidato considera também que o número de lares no concelho “são insuficientes e os preços são altos”.

“Terá que haver um alargamento significativo dessa rede”, propôs.

Quando questionado sobre se o próprio município deveria criar soluções, Miguel Ângelo Marques referiu que Coimbra “sempre soube lidar bem com o público e o privado”.

Para além de Miguel Ângelo Marques, concorrem às eleições de dia 26 o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE