Autárquicas

Candidato do Chega a Coimbra quer criar zona industrial em Souselas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 17-09-2021

O cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, Miguel Ângelo Marques, defendeu hoje a criação de uma zona industrial na União de Freguesias de Souselas e Botão, assim como o alargamento de outros parques empresariais.

PUBLICIDADE

“Proponho um novo parque em Souselas e Botão, um eixo importante, até porque a Cimpor não vai ficar ali muito mais tempo, que os recursos minérios estão a chegar ao fim, e seria interessante trabalhar essa zona nesse sentido”, disse à agência Lusa o candidato do Chega.

Miguel Ângelo Marques considera que a zona, por estar junto ao IP3 e à A1, seria atrativa para a instalação de uma zona industrial.

PUBLICIDADE

Para o candidato, faltam zonas para acolher empresas em Coimbra, propondo também o alargamento do Parque Empresarial de Taveiro e uma revisão do Parque Empresarial de Eiras, “que não está bem formatado e precisa de ser revisto em sede de PDM [Plano Diretor Municipal] para ser um verdadeiro parque”.

Segundo Miguel Ângelo Marques, o município necessita de trabalhar para segurar as empresas que poderão estar na iminência de sair do concelho ou fechar portas, tomando medidas para evitar esse destino, que alega ser cada vez mais comum.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Câmara também tem de estar presente em feiras internacionais e nacionais e expor as condições que tem para alojar as empresas e as pessoas e é preciso fazer todo esse trabalho de raiz”, acrescentou.

O candidato considerou também que é importante ter um setor produtivo diversificado, para que o concelho não esteja dependente de uma só área.

“Precisamos de não estar dependentes, para depois não ficarmos com as calças na mão”, caso haja “uma quebra no mercado”, frisou.

A candidatura do Chega a Coimbra pretende também garantir que a Câmara Municipal ajude as pessoas a encontrar emprego, desempenhando um papel proativo nessa área.

Questionado pela agência Lusa sobre se esse não é o papel já desempenhado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Miguel Ângelo Marques referiu que as pessoas “vão ao IEFP e voltam da mesma forma que entraram”.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE