Autárquicas

Candidato da CDU em Coimbra propõe conselho municipal para a Cultura

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 23-09-2013

O candidato da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, assumiu hoje como sua prioridade a luta pela constituição de um conselho municipal para a Cultura, que possa ajudar a potenciar a classificação da cidade como Património da Humanidade.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa à margem de uma ação de campanha e antes da arruada de hoje à tarde subordinada ao tema “A Rua da Cultura – em luta pela democracia cultural”, Francisco Queirós lembrou que as suas listas são compostas por “muitos elementos ligados” à Cultura e defendeu ser necessário um “amplo debate” no concelho sobre o setor.

“É fundamental encontrar mecanismos que possam potenciar a classificação, pela UNESCO, da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial. Apostamos fortemente na Cultura e na reabilitação do edificado desta zona, já que um terço dele está degradado”, disse.

PUBLICIDADE

O candidato da CDU considerou que a Cultura foi “uma área muito mal tratada, embora com alguns melhoramentos nos últimos tempos”, e revelou que o manifesto da candidatura para o setor foi “trabalhado em conjunto com agentes culturais do concelho”.

“Queremos potenciar o Fado de Coimbra, as repúblicas, os grupos de teatro do concelho. Além dos monumentos, temos todo um património imaterial que é também necessário valorizar e preservar”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Queirós abordou ainda a ligação entre Cultura e Turismo e disse-se disposto a trabalhar para que os dois setores possam elevar ainda mais o concelho de Coimbra.

“Queremos que os turistas fiquem na cidade mais noites. Pensamos o Turismo numa perspetiva regional, envolvendo, além de Coimbra, Conímbriga [concelho de Condeixa-a-Nova] e Montemor-o-Velho, por exemplo”, afirmou o candidato da CDU à Câmara de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE