Autárquicas

Candidato da CDU em Coimbra destaca papel dos comunistas na construção de novo centro de saúde

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 17-09-2021

A candidatura da CDU ao município de Coimbra destacou hoje o contributo decisivo dos comunistas para a construção em curso do novo Centro de Saúde da Avenida Fernão Magalhães, que funciona há vários anos em instalações precárias.

PUBLICIDADE

“Graças a uma longa luta dos utentes e da CDU finalmente está em construção um novo edifício”, salientou Francisco Queirós, cabeça de lista à Câmara, considerando que “é pela luta e exigência que lá chegamos”.

Falando junto ao local onde decorrem as obras, o candidato da CDU frisou que o Centro de Saúde da Avenida Fernão Magalhães é o maior da cidade e um dos maiores da região, abrangendo 30 mil utentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Francisco Queirós, as atuais instalações “são muito precárias e dignas de qualquer país de terceiro mundo”, não de uma cidade que já ostentou o título de “capital da saúde”.

“É pela luta que alcançamos melhores condições para as populações [de Coimbra]. Foi assim com o Hospital Pediátrico, há de ser assim com a nova maternidade e com o Hospital dos Covões, mas nós acreditamos que chegamos lá”.

PUBLICIDADE

O candidato comunista denunciou ainda que existem três freguesias de Coimbra – Brasfemes, Torres do Mondego e União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila – que não têm extensão de saúde e que há um conjunto de freguesias “onde tem, ora deixa de ter”.

“A tal capital da saúde tem prestado muito maus cuidados primários com a dignidade que é preciso ter para com os cidadãos”, enfatizou Francisco Queirós, referindo que um recente estudo feito pelo município revela que algumas mortes ocorreram no concelho por falta de acesso a cuidados de proximidade.

Salientando que a CDU é contra a transferência de competências na área da saúde para o município, o candidato comunista diz que a coligação (PCP/PEV) defende que quem está nos órgãos do poder local “exerça um poder enorme de influência junto do poder central, que bata o pé e diga não”.

“Nós em Coimbra queremos cuidados primários de saúde de qualidade, como queremos maternidade de qualidade, como queremos um Hospital dos Covões a funcionar”,

Além de Francisco Queirós, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (PDR/MPT).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE