Saúde

Candidato aos Médicos do Centro Manuel Veríssimo quer “doentes e médicos satisfeitos” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-10-2022

A lista encabeçada por Manuel Teixeira Veríssimo apresentou, esta quinta-feira, dia 27 de outubro, a candidatura aos Órgãos Sociais da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

PUBLICIDADE

Sob o lema “Ser Médico Hoje, Pensar o Amanhã”, Manuel Teixeira Veríssimo, anunciou um programa de continuidade, defendendo uma intervenção assertiva e construtiva em nome dos médicos, dos doentes e da qualidade da saúde em Portugal. “Temos de fazer a análise do hoje para podermos criar novos caminhos e olhar para um futuro melhor”, referiu na apresentação da sua candidatura na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), na Avenida Dom Afonso Henriques, em Coimbra.

A candidatura de Manuel Teixeira Veríssimo é assente em cinco pilares: “Defesa da qualidade da medicina na região Centro, a defesa da formação e da liderança médica, apoiar e promover a saúde e bem-estar dos médicos” onde o objetivo final “são os doentes, mas para termos doentes bem tratados, temos que ter médicos com qualidade de vida e satisfeitos”.

PUBLICIDADE

Porém, Teixeira Veríssimo encontra alguns obstáculos no seu caminho, nomeadamente, questões organizacionais. “Temos um modelo de saúde, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, praticamente mantém o mesmo modelo desde a sua fundação. A sociedade, a medicina, a longevidade das pessoas … tudo alterou e o sistema tem que se readaptar a estas novas realidades”, menciona o candidato.

Referiu ser tempo de “reavaliar o processo das concentrações de hospitais, nomeadamente do recém-falado processo das concentrações de maternidades, na região Centro, tendo sempre presente o princípio da acessibilidade da população a uma Medicina de qualidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A atividade privada dos médicos e das instituições privadas de saúde, que tem cada vez mais peso no sistema, devem merecer a atenção da Ordem dos Médicos, garantindo que a qualidade da Medicina prestada estará presente também no setor privado e social da Saúde da Região Centro”, adiantou.

Teixeira Veríssimo pretende atribuir o papel de Provedora da Saúde e do Doente à Ordem dos Médicos, organismo que, segundo o candidato, deve constituir-se como representante por excelência da classe médica junto da tutela, nomeadamente no âmbito das reformas estruturais a implementar na região Centro. “Vamos acompanhar de muito perto o trabalho a desenvolver pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como as alterações decorrentes da aprovação do estatuto do SNS”, afirmou o candidato à Presidência do Conselho Regional da SRCOM.

Neste âmbito, Manuel Veríssimo reafirmou a importância da promoção da literacia em Saúde junto da população, prevendo no seu programa iniciativas para dotar a população de um maior conhecimento nesta área, de forma a poderem colaborar nas decisões de saúde que lhes dizem respeito.

Candidato à Presidência do Conselho Regional, Manuel Veríssimo nomeou ainda os candidatos à Presidência dos restantes Órgãos Regionais da SRCOM: Guilherme Tralhão é candidato à Presidência da Assembleia Regional, Rui Passadouro à Presidência do Conselho Fiscal e Paula Coutinho à Presidência do Conselho Disciplinar.

A cerimónia realizou-se na sede da SRCOM e contou com a presença do atual Presidente da SRCOM e candidato a Bastonário, Carlos Cortes, do mandatário da lista, Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e de Inês Rosendo, candidata à vice-presidência da SRCOM. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva não compareceu no evento.

O atual candidato é especialista em Medicina Interna e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Manuel Teixeira Veríssimo presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz entre 2018 e 2022. Foi diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra, presidente do Centro de Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais, da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, Manuel Veríssimo estudou em Coimbra, onde se licenciou em Medicina, em 1980. É mestre em Medicina do Desporto e doutorado em Medicina pela Universidade de Coimbra.

As eleições estão marcadas para janeiro de 2023.

Veja o vídeo do NDC da apresentação da candidatura de Manuel Teixeira Veríssimo à Ordem dos Médicos do Centro:

 

Veja o vídeo do NDC da entrevista ao candidato à presidência da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE