Desporto

Candidato à AAC não quer que a UC seja gerida por uma Fundação

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-11-2016

Mais de 250 estudantes estiveram hoje, 22 de novembro, na Sala 17 de Abril do Departamento de Matemática, para assistirem à apresentação da candidatura de Alexandre Amado à presidência da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).0000

PUBLICIDADE

A candidatura de Alexandre Amado tem como lema “A Tua Causa”. Apresenta Eric Jorge para a Presidência do Conselho Fiscal e Tiago Oliveira para a liderança da Assembleia Geral.

“A Tua Causa” pretende mobilizar a comunidade estudantil para fazer da AAC “a porta-voz de uma geração na Universidade, na Cidade e no País”.

PUBLICIDADE

“É com grande orgulho que apresento o próximo presidente da Associação Académica de Coimbra Alexandre Leal Amado”, afirmou José Dias, actual líder da AAC, ao dirigir-se ao seu eventual sucessor e aos estudantes que encheram a Sala 17 de abril.

José Dias lembrou que” hoje temos 24 000 estudantes completamente distintos, porque uns são do regime  nacional e outro do regime internacional”. “A AAC é muito mais que uma casa de estudantes.  É uma casa que tem um âmbito de mundial”.  Nada a ver com a comunidade académica do passado, conclui.

PUBLICIDADE

publicidade

O actual timoneiro aproveitou ainda para recordar lutas de ontem e de hoje, as várias conquistas da academia e os 30 funcionários da AAC: “temos 30 vidas nas nossas mãos”.

Ao iniciar a sua intervenção, Alexandre Amado recordou que é graças ao colega “que pediu a palavra” na Sala 17 de Abril (Alberto Martins, em 1969 ), que hoje pode viver este momento “verdadeiramente arrepiante”.

O ensino superior, principal motor do desenvolvimento do país, necessita de reformas profundas e a Académica não pode deixar de assumir a vanguarda desse debate político.

Alexandre Amado recebeu a primeira ovação quando afirmou que “a propina constitui em si um mecanismo discriminatório e factor de exclusão inaceitável”. Deseja que todos tenham acesso a ensino gratuito.

O candidato manifestou a sua oposição à “Universidade – Fundação”. “O regime funcional, tal como a lei o consagra, não se coaduna com ensino superior público e democrático”.

O líder de A Tua Causa pretende estar ao serviço da cidade e da população. Com a AAC de portas abertas. “Lado a lado com a Universidade na difusão da nossa academia para além da Porta Férrea”.

Veja toda a intervenção de Alexandre Amado:

Alexandre Amado é um  jovem conimbricense de 23 anos, estudante de Direito na FDUC, onde iniciou o seu percurso no associativismo estudantil, foi em 2013/2014 Vice-Presidente do Núcleo de Estudantes de Direito da AAC e, no mandato seguinte, Presidente do mesmo órgão. O actual Vice-presidente da DG/AAC é, ainda, representante dos estudantes da Faculdade de Direito no Senado da Universidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE