A 10.ª edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, foi cancelada devido a danos estruturais na cobertura do Cineteatro de Condeixa, causados pela passagem da depressão Kristin.
“É verdade que é um auditório que já tem bastante anos e que também já apresentava bastante desgaste, mas, com a tempestade, a parte de cima do telhado, que cobre a zona do palco, foi toda levantada”, afirmou a presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova à Lusa.
PUBLICIDADE
O festival iria decorrer entre os dias 21 de fevereiro a 4 de março.
Segundo Liliana Pimentel, foram colocadas “lonas e outras placas” no telhado do Cineteatro de Condeixa, mas não há “condições para que tudo fique devidamente bem feito até à edição do festival”.
“Uma avaliação técnica rigorosa concluiu que, após os danos sofridos, o edifício não reúne as condições mínimas necessárias para acolher o público no curto prazo, exigindo obras de reparação profundas e urgentes”, referiu a autarquia numa publicação nas redes socais.
“A segurança dos espetadores, artistas e equipas técnicas é prioridade absoluta ”, garantiu.
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.