Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Campeonatos Universitários do atraso académico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-04-2017

| CRÓNICA (NA) DESPORTIVA |

PUBLICIDADE

Fernando Moura

Estudantes brincam enquanto esperam pelo inicio da cerimónia

Estudantes brincam enquanto esperam pelo inicio da cerimónia

A Cerimónia de Abertura dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2016/2017 começou hoje, 24 de abril, com 45 minutos de atraso. São três quartos de hora académico(s). Nem no terceiro mundo! Era para começar às 21:00. Teve inicio já os ponteiros do relógios da velha torre batiam nas 22:00 Se desse na televisão, o programa “em directo do Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra” já iria no segundo intervalo quando o apresentador meteu o “genérico”.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_2974

O evento organizado pela Comissão Organizadora das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e pela Federação Académica do Desporto Universitário decorre em Coimbra entre 23 de abril e 5 de maio.

PUBLICIDADE

Em relação à apresentação oficial destes Campeonatos Nacionais Universitários não há nada para contar. Salvou-se o apresentador, que fez o que podia. Os participantes “ouviram e cantaram” o Hino de Portugal e do Desporto Universitário.

Os atletas das diversas instituições de ensino “desfilaram” de forma mais ou menos informal, alguns mais alegres do que outros, mas todos em ritmo de corrida rápida para um “spot” mais animado. Nem sequer tiveram direito a foto de equipa!

IMG_2994

A parte dos discursos até correu bem. Não pelos conteúdos, os mesmos de sempre, como manda a famigerada tradição e desactualiza praxe, mas pela curta duração.

Neste ponto temos de elogiar o Presidente da AAC, o Reitor da Universidade, o líder da FADU  e o diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto , que, como pessoas inteligentes que são, perceberam que estavam a falar para o “boneco”. “Boneco”, que não era o das televisões, pois nem uma emissora fez a cobertura do evento que supostamente serve de teste para os mediatizados Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) que Coimbra organiza em 2018.

IMG_2983

Regista-se que Manuel Machado,  Presidente da Câmara, bem como Carlos Cidade, Vereador do Desporto, se fizeram representar Francisco Paz, o sempre disponível  diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da autarquia que diz apostar nos jogos europeus.

IMG_3003

O “invento” terminou com um grande FRA da AAC nas escadas da Faculdade de Direito, local para onde estava marcada a actuação da Estudantina Universitária de Coimbra.

Estava porque… não esteve. O grupo académico não chegou a dar espectáculo nesta cerimónia com a “pompa e  circunstância” de ninguém ter dado uma explicação oficial para as mudanças de programa, o que não é um bom cartão de visita para quem vai receber um evento como o EUSA Games, iniciativa que conta com a participação de 5 mil estudantes de 40 países.

Os microfones que não chegaram a captar o som da actuação da Estudantina

Os microfones que não chegaram a captar o som da actuação da Estudantina

Actualização: Gonçalo Oliveira, em representação da Estudantina Universitária de Coimbra, informa-nos que o grupo académico estava contratado para actuar às 23:00, no final da sessão. Adianta que não actuou porque a cerimónia terminou antes,  cerca das 22:15.
Recordamos que o evento estava marcado para as 21:00. Teve inicio às 21:45. Decorreu durante cerca de 30 minutos. Falta saber qual era o programa para os outros 90 minutos. Entre as 21:30 e as 23:00.
Salientamos que no local não foram dadas explicações ao público sobre a não exibição da Estudantina Universitária de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com