Portugal

Campeão mundial paralímpico poderá ficar sem casa para morar

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-02-2023

Rafael Neto, atleta paralímpico de 19 anos, corre o risco de ficar sem casa para morar, avança, este domingo, o Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

A viver há 14 anos num apartamento arrendado na Ajuda, Lisboa, a família paga mais de 400 euros por mês. O prédio foi adquirido em 2022 e o novo proprietário propôs uma de duas opções: compravam a casa ou ficavam com uma renda muito superior, disse ao jornal o campeão mundial nos 100 e 200 metros em cadeira de rodas adaptada.

“Não conseguimos pagar a renda que pedia e com os nossos rendimentos é impossível pagar uma renda na cidade”, conta Rafael.

PUBLICIDADE

Assim, têm de sair até ao fim do mês. A mãe ganha o ordenado mínimo e o pai é alfaiate por conta própria. Vivem no 4º andar e não há rampa da porta do prédio para o elevador.

“Só consigo entrar e sair com ajuda ou então tenho de me arrastar mais a cadeira”, conta Rafael, que sofre de espinha bífida desde a nascença. Todos os anos concorrem ao programa Habitar Lisboa, de arrendamento apoiado, mas nunca foram selecionados. Na próxima semana, autarquia e Santa Casa vão reunir com a família para tentar uma solução.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE