Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

Caminhos do Cinema Português e Festival de Cinema de Poitiers realizam intercâmbio de filmes

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-11-2022

O Festival Caminhos do Cinema Português, a decorrer em Coimbra de 5 a 19 de novembro, e o Festival de Cinema de Poitiers, França, vão fazer uma troca de filmes nas respetivas sessões. A iniciativa pretende criar laços culturais entre duas cidades irmãs, que têm um acordo de geminação desde 1979.

PUBLICIDADE

Numa sessão única, com início às 16 horas do dia 14 de novembro, e a ter lugar na Casa do Cinema de Coimbra, o Festival Caminhos vai apresentar a sessão “So French!”, composta por curtas-metragens de estudantes de cinema em França no ano de 2021.

Durante uma tarde, serão exibidas oito películas francesas, sendo cinco delas curtas de animação: “Le Cri” (Charlotte Chouisnard, Ninon Dodemant, Baptiste Leclerc, Solène Michel, Justine Parasote, Anouk Segura Diaz), ‘Nuisibles’, de Juliette Laboria, ‘Coincés’, de MaŠa AvramoviĆ, ‘Vies-à-vies’, de Alice Sarrauste e ‘DONJON & CIE’, de Adèle Bichon, Alizée Garnier, Noëllic Lebouvier, Yann Orhon, Léonard Plata e Mattéo Rivière.

Entre as curtas de ficção, serão exibidos ‘Les Vilains Petits Canards’, de Anton Balekdijan e ‘Les Chairs froissées’, de Paul-Guy Rabiet. Haverá ainda uma curta documental, ‘Le Souffle du taureau’, de Inès Sieulle.

O acordo entre os dois festivais prevê também a exibição de filmes portugueses de curta duração no festival de Poitiers, exibidos em edições anteriores dos Caminhos do Cinema Português. “Aula de Natação” (Pedro Pontes e Gonçalo Viana, exibido em 2018), “Corte” (Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, exibido em 2020), “Alvorada” (Carolina Neves, apresentado em 2020), “Musgo” (Alexandra Guimarães e Gonçalo Almeida, exibido em 2021) e “Em Junho”, de Henrique Brazão, que esteve na seleção do festival em 2019 são os filmes exibidos no festival francês, a 28 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com