Conecte-se connosco

Cinema

Caminhos do Cinema Português e Festival de Cinema de Poitiers realizam intercâmbio de filmes

Publicado

em

O Festival Caminhos do Cinema Português, a decorrer em Coimbra de 5 a 19 de novembro, e o Festival de Cinema de Poitiers, França, vão fazer uma troca de filmes nas respetivas sessões. A iniciativa pretende criar laços culturais entre duas cidades irmãs, que têm um acordo de geminação desde 1979.

Numa sessão única, com início às 16 horas do dia 14 de novembro, e a ter lugar na Casa do Cinema de Coimbra, o Festival Caminhos vai apresentar a sessão “So French!”, composta por curtas-metragens de estudantes de cinema em França no ano de 2021.

Durante uma tarde, serão exibidas oito películas francesas, sendo cinco delas curtas de animação: “Le Cri” (Charlotte Chouisnard, Ninon Dodemant, Baptiste Leclerc, Solène Michel, Justine Parasote, Anouk Segura Diaz), ‘Nuisibles’, de Juliette Laboria, ‘Coincés’, de MaŠa AvramoviĆ, ‘Vies-à-vies’, de Alice Sarrauste e ‘DONJON & CIE’, de Adèle Bichon, Alizée Garnier, Noëllic Lebouvier, Yann Orhon, Léonard Plata e Mattéo Rivière.

Entre as curtas de ficção, serão exibidos ‘Les Vilains Petits Canards’, de Anton Balekdijan e ‘Les Chairs froissées’, de Paul-Guy Rabiet. Haverá ainda uma curta documental, ‘Le Souffle du taureau’, de Inès Sieulle.

O acordo entre os dois festivais prevê também a exibição de filmes portugueses de curta duração no festival de Poitiers, exibidos em edições anteriores dos Caminhos do Cinema Português. “Aula de Natação” (Pedro Pontes e Gonçalo Viana, exibido em 2018), “Corte” (Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, exibido em 2020), “Alvorada” (Carolina Neves, apresentado em 2020), “Musgo” (Alexandra Guimarães e Gonçalo Almeida, exibido em 2021) e “Em Junho”, de Henrique Brazão, que esteve na seleção do festival em 2019 são os filmes exibidos no festival francês, a 28 de novembro.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com