Quatro obras desvendam a transformação da linguagem poética em narrativa visual na programação “Entre Palavras e Imagens: Poesia no Cinema”, proposta dos Caminhos do Cinema Português para o 6.º Ciclo de Teatro e Artes Performativas — Mimesis da Universidade de Coimbra (UC). As sessões decorrem entre sext-feira, 2 de maio, e segunda-feira, 5 de maio, na Casa do Cinema de Coimbra, com entrada livre para os sócios dos Caminhos do Cinema Português e do Centro de Estudos Cinematográficos.
Em continuidade com as reflexões iniciadas na última Semana Cultural da UC, sobre a união da literatura ao cinema, este programa destaca que o cinema, desde a sua génese, procura traduzir em imagens aquilo que a poesia faz com palavras: revelar o extraordinário no quotidiano, transformar o olhar sobre o mundo e criar novas formas de sentir.
A curta Sophia de Mello Breyner Andresen (1969) abre as projeções no dia 2, sexta-feira, às 18:15. O primeiro filme de João César Monteiro, parte de uma série que pretendia retratar o quotidiano de artistas relevantes para a cultura portuguesa de então, combina imagens da escritora durante um verão no Algarve com leituras dos seus poemas — é a prova que “a poesia não é filmável e não adianta persegui-la”, como definiu o realizador.
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A estreia em longas-metragens de João Botelho, Conversa Acabada (1982), dá continuidade à programação na Casa do Cinema de Coimbra, no dia 3, sábado, às 21:30, exibida com legendas em inglês. Apoiando-se na correspondência trocada entre 1912 e 1916, a obra explora a intensa amizade entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro e a influência mútua na criação literária de ambos os autores.
A sessão de domingo, dia 4, também às 21:30, convida a revisitar Canções do Segundo Andar (2000), primeiro filme de uma trilogia do cineasta sueco Roy Andersson. Esta comédia dramática é composta por uma série de acontecimentos desconexos que, juntos, interrogam aspetos da vida moderna e refletem a alienação e o desespero da sociedade contemporânea.
O Clube dos Poetas Mortos (1989) fecha o programa na segunda-feira, dia 5, a partir das 21:30. O clássico de Peter Weir centra-se num professor de Inglês não convencional que inspira os seus alunos a pensar de forma independente e aborda temas como o conformismo, a autoridade, a liberdade individual e o poder transformador da arte e da educação.
Inseridas na sexta edição do Ciclo Mimesis da UC, as quatro projeções acontecem de 2 a 5 de maio na Casa do Cinema de Coimbra e continuam a promover a profunda ligação entre a poesia e o cinema.
A primeira exibição é gratuita, sendo as seguintes de entrada livre para os sócios dos Caminhos do Cinema Português e do Centro de Estudos Cinematográficos. Para o restante público, os bilhetes custam 6 € e podem ser adquiridos em casacinemacoimbra.bol.pt ou no local, 30 minutos antes de cada sessão. Bilhetes com desconto (5 €) também estão disponíveis na bilheteira.
Programa “Entre Palavras e Imagens: Poesia no Cinema” (6.º Ciclo de Teatro e Artes Performativas — Mimesis da Universidade de Coimbra) — Casa do Cinema de Coimbra
Sexta-feira, 2 de Maio, 18:15
- Sophia de Mello Breyner Andresen (João César Monteiro, 19′, 1969) – Entrada livre
Sábado, 3 de Maio, 21:30
- Conversa Acabada (João Botelho, 100′, 1982)
Domingo, 4 de Maio, 21:30
- Canções do Segundo Andar (Roy Andersson, Comédia, 100′, 2000)
Segunda-feira, 5 de Maio, 21:30
- O Clube dos Poetas Mortos (Peter Weir, 128′, 1989)
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