O diretor Tiago Santos mostrou-se satisfeito com a adesão do público ao Festival Caminhos do Cinema Português.
Entre 15 e 22 de novembro, os filmes a concurso da 31.ª edição do Festival Caminhos conseguiram cativar mais de 5.000 espetadores. O número é do agrado da direção do festival conimbricense que, dessa forma, acredita que “há potencial para o cinema português ser visto”.
Tiago Santos, diretor do Caminhos, referiu ao Notícias de Coimbra que este valor foi conseguido em apenas quatro salas. “Conseguimos difundir, ampliar, dar maior acesso à nossa produção, que muitas vezes, ou a maior parte desta programação, não vai estrear. O nosso resultado é esmagadoramente maior do que o que são os resultados médios nacionais.”, afirmou.
PUBLICIDADE
Sobre o futuro, o responsável está na expetativa em relação aos anos 2027-2029, defendendo desta forma que na altura da elaboração do próximo contrato-programa devia “haver aqui algum critério de majoração por todo aquilo que existe para a promoção de uma cinematografia que ainda não existe um hábito consolidado de se usufruir”.
Veja o Direto NDC com Tiago Santos
As declarações de Tiago Santos foram proferidas à margem da entrega dos Prémios que decorreu durante um jantar na Sala D. Afonso Henriques no Convento São Francisco.
A próxima edição realizar-se-á de 14 a 21 de novembro de 2026.
PUBLICIDADE

