Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Camilo Castelo Branco é o escritor celebrado no próximo Sabores da Escrita

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-04-2017

“Camilo Castelo Branco: Leis da Alma, Imperativos do Estômago” é o título da conferência que Maria Eduarda Santos (professora coordenadora do Instituto Politécnico de Castelo Branco) proferirá, na próxima sexta-feira, 28 de abril, no âmbito do ciclo “Sabores da Escrita”, seguida de um jantar temático que liga a escrita camiliana à gastronomia da época.

PUBLICIDADE

arroz doce

Sobre a conferência, com entrada livre e início marcado para as 20:00, Maria Eduarda Santos, também membro do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, considera que, numa primeira leitura, talvez Camilo Castelo Branco não surja como o exemplo inequívoco de um escritor onde a gastronomia e a convivialidade que lhe é inerente constituam a temática central dos enredos narrativos, dos textos teatrais ou dos poemas de sua lavra. No entanto, como autor cuja vida decorreu entre 1825 e 1890, período de que pretendeu esboçar os traços mais marcantes dos costumes portugueses, não há dúvida de que os apontamentos acerca das iguarias com as quais as suas personagens se deleitavam, constitui um interessante contributo do que se pode designar por consciência patrimonial na gastronomia lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra,em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC)e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades), integra, além da conferência, um jantarconfecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

A partilha dos saberes e sabores culminará na Sala de Jantar da Casa da Escrita, onde terá lugar o jantar temático,enriquecido com apontamentos cénicos, pela Cooperativa Bonifrates.

PUBLICIDADE

Da ementa, confecionada sob coordenação do chef Luís Lavrador (SASUC) consta, como antepasto, pão, requeijão, presunto de Lamego ou Melgaço, queijo chester ou flamengo, sardinhas de escabeche, bacalhau frito com ovos e camarões, bolinhos de bacalhau, salmão, pescada frita com ovos e “pincheis de verdasco”.

O prato principal (pasto) é composto por caldo de galinha, pato assado com arroz de forno e ervilhas e vinho de Setúbal e do Douro. À sobremesa (sobrepasto) serão servidos marmelada, pastéis de Santa Clara, rabanadas de mel, arroz doce, ovos de fio, rosca de pão-de-ló, licores de canela e Vinho do Porto. No final, é servido café com biscoitos de Avintes.

A adesão ao jantar requer inscrição prévia, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro (informações através do telefone 239 702 630), com custo no valor de 15 euros/pessoa e de 7,50 euros para crianças dos 6 aos 12 anos. É de acesso gratuito a crianças até aos 5 anos de idade. O pagamento deverá ser feito no ato de inscrição, limitadas a 50 lugares.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com