Cidade

Câmara vai recuperar o jazigo municipal do Cemitério da Conchada

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-05-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai abrir um concurso público para a recuperação do jazigo municipal com columbário, e respetivos espaços exteriores, do Cemitério da Conchada.

PUBLICIDADE

O investimento previsto é superior a 580 mil euros e visa a requalificação do edifício, composto por três corpos (o corpo principal e dois corpos laterais) que, de um modo geral, se encontram em elevado estado de degradação. O objetivo passa, ainda, por reajustar as funcionalidades do edifício e incluir novas valências. Uma intervenção de grande sensibilidade, que deverá ser executada num prazo de 300 dias.

A autarquia pretende requalificar o edifício do jazigo municipal e os espaços envolventes. Esta é uma intervenção de grande sensibilidade por se tratar de um edifício que faz parte de um conjunto em vias de classificação (o Cemitério da Conchada) e pela necessidade de se acautelar a transladação e guarda das urnas existentes em instalações provisórias e o seu regresso ao jazigo municipal, após a conclusão dos trabalhos. A proposta de abertura do concurso público já foi aprovada na última reunião ordinária do executivo da CM de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O edifício a requalificar é composto por um corpo principal e dois corpos laterais, sendo que o da direita tem rés-do-chão, cave e subcave e o da esquerda tem rés-do-chão e cave. Existe ainda uma construção anexa ao corpo lateral direito, implantada à cota da cave e com um único piso. 

O objetivo da intervenção passa, pois, por requalificar o espaço, reajustar as funcionalidades do edifício e incluir novas valências. O corpo principal deverá passar a ter, na zona do rés-do-chão, estantes em betão para urnas e uma capela/abside com cruz e mesa de depósito pontual de urnas que aguardam cerimónia. Já o corpo lateral direito albergará a capela, com guarda vento em madeira, gradeamento em ferro forjado e altar de talha dourada, sendo que atrás da capela ficará a dependência da Sacristia e o espaço de selagem das urnas e arrumo das carretas. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE