Coimbra

Câmara vai “mexer” na Rua Nicolau Chanterenne

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 01-03-2024

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai deliberar, na reunião de Câmara de segunda-feira, dia 4 de março, uma proposta de Estudo Prévio e de consulta pública para a requalificação da Rua Nicolau Chanterenne. O projeto visa a requalificação do espaço público abrangido pela Rua Nicolau Chanterenne e espaços adjacentes, nomeadamente o largo no encontro da Rua António José de Almeida, melhorando as condições de circulação pedonal ao longo de todo o percurso.

PUBLICIDADE

A proposta de requalificação urbana, na vertente de espaço público, da Rua Nicolau Chanterenne, situada na freguesia de Santo António dos Olivais, inicia no entroncamento com a Rua António José de Almeida e termina na Praça Machado de Assis, incluindo ainda a requalificação do largo do busto de António José de Almeida, situado no entroncamento da Rua Nicolau Chanterenne com a Rua António José de Almeida. 

O arruamento, com uma extensão aproximada de 725 metros, contém passeios com “várias patologias”, pelo que os serviços propõem “reformular os pavimentos pedonais e rodoviários, de forma a melhorar as condições de acessibilidade”. Segundo a proposta, a intervenção vai ainda incluir a reformulação das infraestruturas e do mobiliário urbano, assim como a arborização da rua. 

PUBLICIDADE

O município afiança que vai “melhorar a acessibilidade dos percursos, mediante a dotação de condições adequadas em termos de segurança, conforto e acessibilidade, segundo os padrões atuais, para a circulação pedonal, designadamente ao nível dos pavimentos, de iluminação pública, de arborização viária, de faixas de estacionamento regrado e de modernização de infraestruturas urbanas”.

“A via constitui o eixo estruturante do projeto, adjacente a ela, no espaço compreendido entre os logradores privados e a via, cria-se uma maior continuidade nos passeios pedonais, e uma clara definição das faixas de estacionamento. No lado sul do arruamento introduzem-se arvores no alinhamento dos lugares estacionamento, onde também se irão introduzir as ilhas de contentores de resíduos –Indiferenciados e de recolha seletiva. A iluminação pública mantém-se, sensivelmente, nos mesmos locais, no entanto, são substituídas as luminárias e respetivos suportes”, afirma a Câmara.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia pretende, ainda, reformular o largo do busto do Doutor António José de Almeida pretendendo criar um “diferente enquadramento para o busto e dotar o espaço de melhores condições de fruição, promovendo situações de estadia e de convívio”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE