Cidade

Câmara toma posse administrativa de obra na Cidade de Aeminium e via continua fechada

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-08-2019

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou na sua reunião de hoje, 19 de agosto,  tomar posse administrativa da abandonada obra de requalificação da Avenida Cidade de Aeminium, o que acontece na sequência da insolvência do empreiteiro Opway.

PUBLICIDADE

A “resolução sancionatória do contrato e posse administrativa” da obra de “Estabilização da Margem Direita do Rio Mondego entre a Ponte de Santa Clara e o Açude Ponte de Coimbra” foi aprovada por unanimidade pelos 10 eleitos presentes nesta reunião de 19 de agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que o trânsito na Avenida Cidade Aeminium, entre a rotunda da Ponte Açude e a Estação de Coimbra A, está suspenso desde 15 de janeiro.

Manuel Machado disse hoje que a artéria não será reaberta antes da conclusão da obra, pois a mesma foi esventrada pela empresa que agora vai sair da área, não estando reunidas condições para a circulação pedonal e rodoviária.

PUBLICIDADE

Mais cedo ou mais tarde terá de ser aberto novo concurso para a conclusão da obra, o que quer dizer que volta tudo ao principio.

Os serviços da autarquia vão fazer um novo caderno de encargos e o executivo pode vir a reunir extraordinariamente, adiantou Manuel Machado. 

A obra estava a cargo do consórcio Opway Engenharia S.A./Construtora do Infantado – Sociedade de Construções, Lda., vencedor de um concurso público internacional, que disporia de cerca de um ano e meio para concluir a obra, que representa um investimento de 7.101.123,33 euros (IVA incluído).

Esta empreitada pretende valorizar a zona ribeirinha da cidade, através da execução de muros de contenção na margem direita do Rio e a requalificação das avenidas Cidade de Aeminium e Emídio Navarro nas faixas confinantes com o Rio.

Acresce a estabilização, recuperação e criação de estruturas de contenção da margem direita do Rio entre a ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte de Coimbra, que apresentam atualmente troços de preocupante degradação. A reabilitação dos muros de contenção marginal do Rio Mondego será feita através da construção de microestacas e vigas de coroamento.

O espaço público confinante será requalificado, incluindo, para além dos trabalhos de terraplenagem e pavimentação, a reformulação das redes de saneamento, eletricidade e iluminação pública e a execução de trabalhos de sinalização rodoviária e de integração paisagística.

A suspensão de trânsito na Avenida Cidade Aeminium vigoraria até 12 de agosto de 2020, mas agora resta esperar para ver “quantos anos são 540 dias”.

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Comércio de Lisboa – Juiz 1, no dia 6 de agosto, ao meio dia, foi proferida sentença de declaração de insolvência do(s) Opway-Engenharia S A.

Para Administrador da Insolvência é nomeado José Luís Caetano Marques.

O prazo para a reclamação de créditos foi fixado em 30 dias

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE