Cidade

Câmara repara blocos no Ingote

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-03-2015

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o responsável da empresa Veiga Lopes S.A. assinaram, ontem, o contrato da empreitada de reparação de elementos estruturais nos blocos n.º 15, 16 e 17 do Bairro do Ingote (ex- Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado).

PUBLICIDADE

unnamed

A construtora de Penacova irá receber um total de 31.056,36 euros (valor com IVA incluído), dispondo de um prazo de 90 dias contínuos (incluindo sábados, domingos e feriados), a partir da assinatura do auto de consignação dos trabalhos, que deverá acontecer dentro de 15 dias. Tendo sido construído no final dos anos setenta, pelo IGAPHE, o Bairro do Ingote passou para as mãos da CMC no ano de 2005.

PUBLICIDADE

A intervenção agora contratada irá incidir na reparação das lajes, pilares e vigas, no exterior e interior dos três edifícios visados. As patologias detetadas nestes elementos caracterizam-se pela perda do betão da camada de proteção das armaduras, por efeito do aumento de volume dessas armaduras devido à oxidação do metal, fenómeno tanto mais gravoso quanto menor a espessura do recobrimento ou a má qualidade do betão envolvente.

No caso das patologias internas dos edifícios irá extrair-se o betão danificado em torno das armaduras oxidadas. Estas serão limpas por escovagem e decapante, com aplicação de produtos de aderência e revestimento anticorrosivo. Em seguida, será colocada uma argamassa para refechamento até à face da secção original do elemento estrutural. No caso dos elementos exteriores, os procedimentos serão semelhantes, mas as faces expostas recebem, como medida adicional, uma argamassa impermeável, flexível e reforçada com fibras.

PUBLICIDADE

publicidade

        Ingote   O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o responsável da empresa Veiga Lopes S.A. assinaram, ontem, o contrato da empreitada de reparação de elementos estruturais nos blocos n.º 15, 16 e 17 do Bairro do Ingote (ex- Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado). A construtora de Penacova irá receber um total de 31.056,36 euros (valor com IVA incluído), dispondo de um prazo de 90 dias contínuos (incluindo sábados, domingos e feriados), a partir da assinatura do auto de consignação dos trabalhos, que deverá acontecer dentro de 15 dias. Tendo sido construído no final dos anos setenta, pelo IGAPHE, o Bairro do Ingote passou para as mãos da CMC no ano de 2005. A intervenção agora contratada irá incidir na reparação das lajes, pilares e vigas, no exterior e interior dos três edifícios visados. As patologias detetadas nestes elementos caracterizam-se pela perda do betão da camada de proteção das armaduras, por efeito do aumento de volume dessas armaduras devido à oxidação do metal, fenómeno tanto mais gravoso quanto menor a espessura do recobrimento ou a má qualidade do betão envolvente. No caso das patologias internas dos edifícios irá extrair-se o betão danificado em torno das armaduras oxidadas. Estas serão limpas por escovagem e decapante, com aplicação de produtos de aderência e revestimento anticorrosivo. Em seguida, será colocada uma argamassa para refechamento até à face da secção original do elemento estrutural. No caso dos elementos exteriores, os procedimentos serão semelhantes, mas as faces expostas recebem, como medida adicional, uma argamassa impermeável, flexível e reforçada com fibras.    

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE