Cidade

Câmara rejeita justificação da ausência de “Somos Coimbra”

Rui Avelar | 4 anos atrás em 23-03-2020

A Câmara Municipal de Coimbra rejeitou, esta tarde, o pedido de justificação da falta de comparência na reunião de hoje apresentado pelos vereadores do movimento independente, José Manuel Silva e Ana Bastos.

PUBLICIDADE

Os edis eleitos por “Somos Coimbra” – requerentes, tal como os do PSD, de uma sessão através de videoconferência – optaram pela ausência da praça de 08 de Maio em respeito pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como pandemia o surto do novo coronavírus, e pela Assembleia da República, que viabilizou a realização de reunião do executivo camarário mediante dispensa da comparência dos autarcas.

O vereador Paulo Leitão (PSD), que também é deputado ao Parlamento, foi o único a votar favoravelmente o pedido subscrito por José Manuel Silva (ex-bastonário da Ordem dos Médicos) e Ana Bastos.

PUBLICIDADE

Outros dois pedidos de justificação, com fundamentações diferentes, da autoria das vereadoras Madalena Abreu (PSD) e Paula Pêgo (independente), foram aprovados por unanimidade.

Paulo Leitão ausentou-se da praça de 08 de Maio imediatamente antes de os edis eleitos pelo PS e o representante da CDU entraram na ordem de trabalho do executivo municipal conimbricense.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado (PS) rejeitou, na semana passada, requerimentos com que autarcas da oposição se insurgiram contra a convocação para hoje de uma reunião presencial da vereação da Câmara Municipal de Coimbra.

Relativamente à sessão, “apesar de o país estar a atravessar um inédito estado de emergência, face à pandemia do novo coronavírus, a CMC não pode suspender a democracia”, indicou o presidente da autarquia através de mensagem a que NOTÍCIAS de COIMBRA teve acesso.

“Compreenderão (…) que não estão reunidas as condições técnicas necessárias para a realização da próxima reunião por videoconferência”, acrescentou o líder do Município conimbricense.

Por outro lado, devido à pandemia, a sobredita sessão deixou de ter carácter público.

Para acolher a reunião foi preparado o salão nobre da praça de 08 de Maio, cuja

dimensão permite que os intervenientes se sentem a distância considerável um dos outros.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE